• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Anuncie
Revista Menu
MenuMenu
FECHAR
  • Home
  • Receitas
  • Últimas
  • Comidas
  • Bebidas e Drinks
  • Menu Testa
  • Siga-nos:Facebook
Notícias06/07/2022

Chef robô cozinha todas as massas em restaurante de Tóquio

Chef robô cozinha todas as massas em restaurante de Tóquio. (Foto: iStock-1158581765)

Chef robô cozinha todas as massas em restaurante de Tóquio. (Foto: iStock-1158581765)

Luana Chinazzo
Texto por:Luana Chinazzo06/07/22 - 17h24min

Um dos erros mais comuns na cozinha é o ponto do macarrão. É comum que até cozinheiros experientes, por motivo de distração, deixem a massa passar um pouco no cozimento. Mas esse problema parece ter sido resolvido pelo restaurante E Vino Spaghetti, localizado em Tóquio. 

Lá, todos os pratos de macarrão são preparados por um robô automatizado. O chef com inteligência artificial, que foi co-desenvolvido pela operadora de café japonesa Pronto Corporation e pela empresa de robótica TechMagic, consegue ferver a água e cozinhar macarrão, e até mesmo limpar a sujeira que fez.

O P-Robo, como é chamado, está equipado com quatro panelas, para poder cozinhar e preparar seus pratos de massa em intervalos rápidos. O serviço começa com o macarrão congelado. Ele, então, descongela cada porção em 10 segundos e aquece o prato enquanto os molhos são adicionados durante o processo de cozimento. A primeira refeição está pronta para servir em 75 segundos, e cada porção subsequente pode ficar pronta em 45 segundos. Quando o P-Robo – o P significa Pronto – está a todo vapor, ele pode cozinhar cerca de 90 refeições por hora.

"O robô de cozinha é uma fusão de hardware e software. O objetivo é reproduzir o gosto de um chef habilidoso", disse o CEO da TechMagic, Yuji Shiraki, de acordo com a Impress Watch. “No reino dos carros autônomos, países como Estados Unidos e China lideram a indústria, mas no mundo dos robôs culinários, o Japão pode competir combinando sua cultura manufatureira e alimentar”, acrescentou.

O robô está em desenvolvimento há quatro anos e aquele que trabalha incansavelmente na cozinha do E Vino Spaghetti é um lançamento de quarta geração. Embora o Japan Today relate que o P-Robo foi criado, em parte, para resolver "problemas de desenvolvimento de recursos humanos" na indústria de alimentos, o restaurante não é totalmente automatizado.

Os colegas humanos do robô ainda precisam colocar a massa no prato, adicionar qualquer guarnição e levá-la ao cliente. Há também outros itens do cardápio – como saladas – que ainda precisam ser montados à moda antiga, por mãos humanas. 

A Pronto Corporation diz que eles gostariam de colocar P-Robos em até 50 restaurantes e em outras redes alimentícias nos próximos cinco anos. Isso acompanha a abordagem geral da TechMagic de usar seus robôs para resolver problemas relacionados a restaurantes.

"Os restaurantes normalmente veem de 60 a 70 [por cento] de suas despesas associadas a mão de obra e ingredientes. Com o aumento dos custos de mão de obra e alimentação, os restaurantes que lutam com margens de lucro baixas têm maior probabilidade de fechar", escreve a empresa em seu site. "Embora o desperdício seja um fator no custo dos alimentos, há um limite para o quanto o esforço humano pode fazer para resolver esse problema. Na TechMagic, levamos esses problemas em consideração ao criar soluções."

Ainda não foi determinado se o P-Robo é uma solução de cozinha real, um assassino de empregos ou apenas uma novidade de aparência elegante. Mas não se surpreenda se um dia um garçom lhe disser que a cozinha está com um pequeno atraso devido a uma atualização de software.

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
bares e restaurantes