No início da semana, a moqueca baiana, com azeite de dendê e leite de coco, ficou em 19º lugar dentre os melhores pratos de frutos do mar do mundo, de acordo com ranking da enciclopédia gastronômica TasteAtlas. A chef baiana Tereza Paim comemorou a novidade e contou, para a Menu, que esse é um de seus pratos favoritos. Só neste ano, entre janeiro e fevereiro, Tereza vendeu 3.300 moquecas em seu restaurante Casa de Tereza, em Salvador.

“A moqueca baiana é um prato que conta a história da fusão de nossos povos originários com portugueses e africanos. Chega à mesa cheia de história, além de trazer alegria nas cores vibrantes e ‘dançando’ com suas borbulhas”, diz ela. Para Tereza, na Bahia a moqueca se traduz na afetividade dentro de casa. “Todo mundo tem a melhor moqueca da Bahia em sua família”, define a chef.

Chef Tereza Paim
Chef Tereza Paim, da Casa de Tereza, em Salvador. Foto: Divulgação

Acostumada ao preparo do prato, Tereza revela que alguns itens não podem faltar: “amor, um bom dendê e um bom leite de coco.” Como se sabe, a moqueca baiana é diferente da versão capixaba, que não leva esses itens detalhados pela chef. No ranking do TasteAtlas, a moqueca, em geral, ficou na 31ª posição, antes de pratos como bacalhau com natas, sashimi, spaghetti alle vôngole e paella de mariscos.

Em seu restaurante, em Salvador, Tereza serve vários tipos de moqueca baiana. Os ingredientes podem incluir peixes, camarão e polvo. Tem também uma versão vegana, sem ingredientes de origem animal, e mista que envolve combinações variadas. “Até um arroz caldoso feito com moqueca sai muito”, garante a chef. A mais vendida da Casa de Tereza, porém, é a moqueca Ana Bueno, com peixe, polvo, camarão e… banana! “Um pouco de tudo, meio que um carnaval na mesa”, resume a chef.

Abaixo, confira a receita exclusiva de moqueca mista de Tereza Paim:

Moqueca mista

Por Tereza Paim, da Casa de Tereza*

Ingredientes

60 g de pimentão vermelho sem sementes cortado em rodelas
60 g de pimentão amarelo sem sementes cortado em rodelas
60 g de pimentão verde cortado em rodelas
400 g de cebola branca cortada em rodelas
450 g de tomate cortado em rodelas
90 g de coentro picado
90 g de cebolinha picada
30 g de pimenta-doce cortada em rodelas
500 ml de caldo de peixe
400 ml de leite de coco
90 ml de azeite de dendê
200 g de tentáculos de polvo pré-cozidos e cortados em pedaços
200 g de banana-da-terra assada na casca
200 g de filé de peixe cortado em cubos grandes
200 g de camarão médio descascado
sal a gosto
3 ramos de coentro e 1 pimenta dedo-de-moça para decorar

Preparo

Em uma panela de barro, leve os temperos (pimentões, cebola, tomate, coentro, cebolinha e pimenta) ao fogo alto com o caldo de peixe e deixe cozinhar com a panela tampada até que fiquem macios. Adicione o leite de coco e o dendê e mexa bem para misturar. Inclua os polvos e a banana, deixe cozinhar por 3 minutos com a panela destampada e em seguida adicione os peixes. Deixe ferver por 8 minutos. Por último, adicione os camarões e o sal. Envolva bem os camarões no caldo e deixe cozinhar por mais 2 minutos. (Lembre-se de que a panela de barro concentra muito calor, então os camarões terminarão de cozinhar no percurso da cozinha para a mesa). Desligue o fogo e sirva a moqueca borbulhando, decorando com os ramos de coentro e a pimenta dedo-de-moça por cima.

rendimento: 4 porções
tempo de preparo: 3h
execução: moderada

*A receita faz parte do livro “Na Mesa da Baiana”, da chef Tereza Paim.