Até mesmo chefs renomados às vezes precisam de orientação. Tendo isso em mente, o site Real Simple conversou com alguns profissionais da gastronomia para saber quais foram os melhores conselhos que já receberam. Veja a seguir.

+Chef mais importante dos EUA revela 9 dicas de cozinha
+Confira 5 dicas para você cozinhar como um verdadeiro chef

“Se você errar em alguma comida, apenas cubra com molho e coloque em um taco”; Pati Jinich, chef e autora de livros como Treasures of the Mexican Table. Também apresenta os programas La Frontera e Pati’s Mexican Table na TV pública norte-americana.

“O melhor conselho que recebi veio do meu mentor, o chef Saverio Stassi. Na cozinha nada é pessoal. Como cozinheiros, estamos sempre sob muita pressão e costumamos nos exaltar. Mas assim que o trabalho for finalizado, tudo deve ser deixado para trás”; Noemi Guzman, chef do Jalao, tradicional restaurante dominicano em Nova York.

“Meu pai diria ‘tempo é o mais precioso ativo que temos’. Eu sempre me lembro disso quando estou cozinhando, pois quando você o faz com prazer, a sua comida fica melhor”; Fernando Navas, chef e proprietário do restaurante argentino Balvanera, em Nova York.

“Deixe sempre tudo limpo e arrumado ao cozinhar. Antes, durante e depois. Você quer ter a mente clara enquanto cozinha. Se deixar tudo bagunçado com coisas espalhadas por todo canto, você vai se sentir mais sobrecarregado. Aprendi isso com Jeremy Culver, chef-executivo do Joseph’s Citarella, de Nova York, onde comecei a trabalhar”; Nelson German, chef-proprietário do alaMar Kitchen & Bar e do Sobre Mesa, ambos em Oakland, na Califórnia.

“Para mim, minha equipe e meu chef, tudo se resume a cozinhar com amor. Se você não colocar amor na comida, nada vai ficar com o sabor certo. Amor é o primeiro ingrediente, a primeira técnica, o primeiro tudo. Você tem realmente de se importar com o que está cozinhando”; Gerry Torres, criador do City Tacos, em San Diego.

“Cozinhe para você mesmo, mas com outras pessoas em mente”; Illyanna Maisonet, colunista de gastronomia e autora do livro Diasporican: A Puerto Rican Cookbook.

“Meu pai sempre me disse: faça certo ou não faça nada. Ele era o tipo de cozinheiro que sempre usava os melhores ingredientes, não importando o custo. Isso que é amor verdadeiro pela culinária e o que diferencia a sua comida de outras” – Tomas Matsufuji,chef do Al Toke Pez em Lima, no Peru.

“O melhor conselho culinário que recebi veio da minha mãe. Quando comecei na gastronomia, sempre ligava para ela pedindo receitas disto ou daquilo. Em um desses telefonemas, ela me disse ‘coloque seu próprio estilo’. Eu guardei essas palavras desde então e acredito que elas permitiram que eu fosse mais criativo nas minhas receitas”; Esteban Castillo, blogueiro de comida e autor do livro Chicano Bakes.

(*) Da redação da Menu