Muita gente ainda tem ressalvas em efetivamente cozinhar no micro-ondas, preferindo usar o eletrodoméstico apenas para dar aquela esquentadinha em pratos prontos, comida congelada ou aquecer sobras do almoço ou jantar.

+Chef ensina truque para fazer purê de batatas em 15 minutos; assista
+Receita de Bolo de Oreo no micro-ondas fica pronta em 10 minutos
+Bolo de cenoura de caneca fica pronto em minutos; veja como fazer

Mas é possível preparar pratos deliciosos e saudáveis no utensílio. Sem falar que, diante dos atuais preços do botijão de gás, o micro-ondas pode ser uma opção econômica em algumas situações.

O jornal britânico The Guardian pediu dicas para alguns chefs. Jonny Marsh, por exemplo, personal chef de alguns jogadores de futebol da Premier League, ensinou como preparar vegetais.

Ele sugere separar pequenas porções de vegetais crus, como brócolis, cenoura e couve-flor, em embalagens tipo ziploc e guardar na geladeira por até uma semana. Quando quiser, é só tirar o saquinho, colocá-lo ainda fechado no micro-ondas e cozinhar o vegetal por 1 minuto e 30 segundos.

Quem não tiver essas embalagens à disposição (e nem quer comprá-las), pode colocar os vegetais em uma tigela com um pouco de água antes de levá-los ao aparelho e, em seguida, cozinhar pelo mesmo tempo: 1 minuto e 30 segundos.

Theo Michaels, autor do livro Microwave Mug Meals, por sua vez, recomenda preparar pescados no utensílio. “Peixe cozinha muito bem no microondas”, afirma Michaels. “Se você cobrir com filme plástico ou até mesmo com um prato, ele vai cozinhar no próprio vapor e ficará macio e suculento em apenas dois minutos”, garante.

Outra dica do escritor e chef são os ovos mexidos no microondas. “Apenas tenha certeza de retirar os ovos do microondas antes de estarem totalmente cozidos para não ficarem borrachentos. Minha sugestão é colocar uma colher de chá de maionese no fim para os ovos ficarem mais cremosos”, sugere o especialista.

(*) Da redação da Menu