Assar um belo corte de carne não requer, necessariamente, conhecimentos fora deste mundo. Ainda assim, muitos churrasqueiros de fim de semana costumam cometer erros banais – felizmente, esses deslizes podem ser resolvidos facilmente, segundo chefs consultados pelo jornal britânico The Independent. Confira a seguir.

+Churrasco: veja 10 receitas para fazer na brasa

Grelha, forno ou frigideira?

German Rizzo, proprietário e chef do Plado Tasting Bar, por exemplo, afirma que a melhor maneira de preparar a carne é na grelha. “Você realmente não precisa de mais nada. É só temperar com sal e pimenta-do-reino e pronto”.

Rizzo, porém, diz que há casos em que o forno também pode ser utilizado. “Eu só recomendo o forno se o corte for muito alto. Você grelha antes sem deixar esquentar demais o miolo da carne e depois finaliza no forno”, explica o chef.

Ainda que a grelha seja a melhor opção, muitos chefs concordam que a carne também pode ser preparada na frigideira. Com algumas condições.

“Um erro muito comum é grelhar a carne em uma frigideira que não está muito quente”, conta Annie Pettry, proprietária e chef do Decca Restaurant. “A frigideira na temperatura ideal vai garantir que seu steak fique crocante e saboroso”.

Dustin Willett, chef-executivo do English Grill in The Brown Hotel, concorda que a frigideira precisa estar bastante quente, mas faz um alerta.

“É preciso tomar cuidado para não deixar a carne passar demais. Um bom corte de carne precisa ser servido malpassado ou ao ponto, para garantir os melhores sabores e texturas. E se o corte for muito alto, recomendo dar uma selada na frigideira e finalizar no forno”.

Um pouco de frio

Sara Bradley, chef do Freight House, aponta outro erro comum que muita gente comete em casa. “As pessoas deixam a carne ficar na temperatura ambiente antes de grelhar. Mas ela fica melhor quando preparada ainda um pouco resfriada”, explica.

Deixe a carne “relaxar”

Por fim, Clayton Rollison, chef do Lucky Rooster Kitchen + Bar, dá mais uma importante dica. “As pessoas fatiam e servem a carne assim que ela fica pronta”, observa Rollison. “É necessário deixá-la descansar um pouco, entre dez e 45 minutos, se o corte for muito alto”, complementa. Com isso, os sucos da carne esfriarão um pouco e não serão perdidos ao cortá-la. Quem já viu o caldo vermelho que se acumula uma tábua de churrasco depois de cortar uma carne muito quente sabe bem do que o chef está falando.

(*) Da redação da Menu