O peixe é um ingrediente popular que muita gente adora, mas fica inseguro na hora de fazer. O site Intelligent Living ouviu chefs de cozinha e separou 4 dicas para fazer um pescado perfeito. Veja abaixo truques que os profissionais da cozinha usam para conseguir os melhores resultados na hora de cozinhar seu peixinho favorito:

1. Coloque o peixe na geladeira horas antes do preparo

A chave para o preparo de pescados é mantê-lo o mais fresco possível. Uma maneira de fazer isso é refrigerar durante a noite antes de cozinhar seu peixe no dia seguinte. Mas, para manter o frescor, é preciso prepará-lo logo depois de tirar da geladeira.

Isso ajudará a manter o peixe úmido e também garantirá que você aproveite ao máximo sua refeição. Ao seguir esse truque simples, você evitará surpresas desagradáveis como peixe seco ou cozido demais. Se não usar seu pescado na hora, mantenha congelado no freezer. Isso preserva a textura e o frescor.

2. Use fogo alto para eliminar micro-organismos

Se sua especialidade não é peixe cru, vale usar fogo alto durante o cozimento. O calor elevado mata as bactérias nocivas e realça o sabor e a doçura do peixe, por isso alguns cortes de pescados ficam excelentes feitos na frigideira ou no forno.

Também ajuda a manter os sucos internos do pescado, tornando o ingrediente mais úmido e macio. No entanto, não pode exagerar: fogo alto por muito tempo pode ser prejudicial, fazendo o peixe ficar ressecado e com textura borrachuda e sem sabor.

3. Use ervas e especiarias com moderação

Ao cozinhar frutos do mar frescos, é importante usar ervas e especiarias com moderação. Isso ocorre porque esses temperos podem dominar o sabor delicado dos pescados. Tente usar salsa, alecrim, tomilho ou manjericão em vez de especiarias mais marcantes, coo pimenta, alho ou cebola em pó.

Ervas frescas também funcionam melhor do que as secas, no caso dos peixes e frutos do mar. Elas trazem um sabor fresco que contribui para realçar o gosto natural dos pescados. Adicionar um pouco de suco de limão fresco ou vinagre de boa qualidade adiciona um toque de acidez e equilibra os sabores.

Não sobrecarregue o prato com ingredientes desnecessários que apenas trarão dificuldade ao processo de cozimento. Atenha-se aos componentes essenciais que cumprirão sua promessa – sem estragar todo o resto do prato ao longo do caminho!

4. Use recipientes apropriados

Ao cozinhar peixe, usar banho-maria ou uma panela de cozimento a vapor pode ser uma boa ideia, pois ajudam a manter a umidade do produto. Isso resultará em um pescado mais suculento e cheio de aroma e sabor.

Dica importante: peixes têm a carne delicada e não exigem muito tempo de cozimento. No banho-maria ou no vapor, bastam cerca de 10 minutos de cocção, para cada lado. Quando o peixe mudar de cor, mas ainda estiver úmido, desligue e finalize com os temperos e molhos de sua preferência.