Ao contrário de outros países, o Brasil explora pouco a gastronomia como ferramenta para incentivar o turismo. Peru e Tailândia, por exemplo, há anos desenvolvem campanhas para promover seus pratos típicos para o público internacional.

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Mas isso, aparentemente, está mudando. No último fim de semana, foi anunciado durante o festival Fartura Brasil, realizado em Inhotim (MG), o projeto Brasil em Sabores, idealizado para apresentar ao mundo receitas que vão muito além da feijoada e da caipirinha.

Para isso, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) se juntou ao Instituto Capim Santo para eleger os cinco primeiros chefs-embaixadores, um de cada região do país: Morena Leite (Nordeste), Manu Buffara (Sul), Janaína Rueda (Sudeste), Paulo Machado (Centro-Oeste) e Saulo Jennings (Norte).

Cada um desses chefs escolheu um cozinheiro jovem e promissor para ser seu pupilo: Romário Santos (Nordeste), Lucas Correia (Sul), Julia Aguiar (Sudeste), Lucas Caslu (Centro-Oeste) e Ricardo Branches (Norte).

Esses jovens chefs realizarão residências gastronômicas em cinco embaixadas brasileiras, uma em cada continente, onde vão preparar pratos clássicos que representam a culinária de suas regiões.

Ao final do período de intercâmbio de experiências, os chefs-embaixadores se juntarão aos respectivos pupilos em cada país para atividades de promoção da culinária nacional e dos produtos agroalimentares brasileiros.

Neste primeiro momento, o objetivo é apresentar a diversidade da cozinha brasileira a um público restrito, porém influente, como diplomatas, políticos e formadores de opinião. Essa experiência, porém, deverá ser usada para elaborar novas campanhas para divulgar a gastronomia brasileira no exterior.

(*) Da redação da Menu