Peru é e sempre será o grande clássico da ceia de Natal. Mas, além do frango, que também reina em muitas mesas, a indústria oferece outras opções de aves especiais para as festas desta época do ano, como chester, fiesta e supreme. Essas aves são da mesma espécie do frango comum, porém selecionados geneticamente para oferecer uma carne mais suculenta, além de possuir áreas “nobres” maiores, como peitos e coxas. Por isso, lembram o peru – que é de outra espécie, naturalmente bem maior e mais parruda.

O que difere esses alimentos são, basicamente, o nome, o tamanho e o tempero, já que todas essas aves (inclusive o peru) vêm previamente temperadas de fábrica. Mas cada uma tem um nome próprio, que só pode ser usado pela marca que desenvolveu o frangão com genética selecionada.

Chester assado decorado com farofa, cerejas em calda e cama de alface
Chester assado decorado com farofa, cerejas em calda e cama de alface

O chester, por exemplo, é da marca Perdigão, e recebe esse nome por ter um peito (chest, em inglês) avantajado. Já o Fiesta é da Seara e o Supreme é da Sadia. Os perus podem ser encontrados de diferentes marcas, previamente temperados e congelados, com aquele famoso termômetro interno que indica quando a ave está cozida. Nos mercados municipais dá para comprar as partes do peru, como coxas, asas e peito, em geral sem tempero nenhum.

Salada de papaia verde com camarões, ave natalina com recheio de cogumelos e brochete de frutas secas do Viko Gastronomia

O peru costuma ser mais caro do que as demais aves natalinas, e bem mais caro que um frango comum – que pode ficar ótimo, aliás, se assado inteiro no forno de casa. Como ele pode ser apenas resfriado ou congelado, sem tempero, vale personalizar a receita e usar ervas, especiarias, bacon, manteiga, azeite, alho, cebola, vinho branco e o que mais desejar para transformar o franguinho de todo dia na estrela da ceia natalina.

Independentemente da escolha, todas essas aves natalinas combinam com os acompanhamentos típicos desta época do ano, como arroz incrementado, farofa, legumes assados, salpicão, salada de maionese, frutas secas, frescas ou em calda e muito mais.

Veja abaixo dicas, ideias e receitas para se inspirar:

+Receita: ave natalina com recheio de cogumelos
+Peru de Natal sem erros
+Receitas práticas e rápidas para a ceia de Natal
+Receita: peru com ervas, cogumelos e brócolis
+5 erros clássicos na hora de cozinhar para o Natal e como evitá-los