O Festival Internacional do Cacau e Chocolate de Ilhéus – Chocolat Festival, começou nesta quinta-feira (18), reunindo mais de 200 expositores e cerca de 100 marcas de chocolate de origem. Este evento, apoiado pelo Governo da Bahia, oferece uma experiência única que vai muito além das atividades tradicionais, tornando-se uma excelente opção de passeio de fim de semana para as famílias e visitantes.

Além de conhecer as tendências do mercado do cacau e chocolates e experimentar produtos com a magia do Sul da Bahia, as milhares de pessoas que visitarem a cidade neste fim de semana poderão conhecer fazendas encravadas em plena Mata Atlântica, fábricas processadoras de chocolate, uma grande indústria, um porto de exportação e o Quarteirão Jorge Amado, um espaço mítico presente nos romances do escritor, em que se incluem o Bataclan, a Catedral de São Sebastião, o Bar Vesúvio, a Casa-Memorial onde Jorge escreveu seu primeiro romance, “O País do Carnaval”. Um atrativo a mais é a belíssima Ponte Jorge Amado, cenário da novela “Renascer”, que se tornou um dos cartões postais da cidade.

As opções de passeios turísticos vão desde fazendas de cacau, até praias paradisíacas e a incrível Lagoa Encantada:

TURISMO

A Estrada do Chocolate, primeira estrada temática da Bahia, oferece opções de turismo rural na Fazenda Almada, Fazenda Capela Velha, Fazenda Riachuelo, Fazenda Provisão, Fazenda Ilha Bela, Fazenda Conduru-Dengo Origem Experience e Fazenda Independência. Na Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), as opções são a Fazenda Yrerê e Colina Benevides Experiência.

PRAIAS

Ilhéus possui cerca de 100 quilômetros de litoral, uma das maiores extensões de praia da Bahia. No Sul, estão as mais badaladas como Milionários, onde estão localizadas as principais barracas de praia, Olivença, Águas de Olivença/Canabrava e Lençóis, já divisa com Una.

No litoral norte, praias mais rústicas e de areias finas como São Miguel, Ponta do Ramo, Marisol/Jóia do Atlântico e Barramares. Imperdível é contemplar o mar e a natureza do Mirante de Serra Grande, já em Uruçuca, na divisa com Ilhéus.

LAGOA ENCANTADA

A Lagoa Encantada é um grande espelho d’água de 15 quilômetros quadrados, onde se encontram além de ilhas flutuantes, que se locomovem de acordo com o vento, cachoeiras e quatro grutas encravadas numa área de Floresta Atlântica inteiramente preservada e faz parte da Área de Proteção Ambiental-APA da APA Lagoa Encantada.

A 38ª edição do Chocolat Festival Bahia, é uma realização da MVU Empreendimentos. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, conta com as parcerias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (SETUR), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahiater, assim como do Governo do Estado do Pará através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP) e o Funcacau, Prefeitura de Ilhéus, Bahiagás, CIN, Fieb, Sebrae, ApexBrasil, Unicafes BA, Ceplac, Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), Associação do Turismo de Ilhéus (Atil), Costa do Cacau Convention Bureau, IF Baiano – Campus Uruçuca, Biofábrica da Bahia e Associação dos Produtores de Cacau (APC).

EMPRESÁRIO E SONHADOR

Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela “Renascer”, da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.

Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.

SERVIÇO

Chocolat Bahia

Quando: Até 21 de julho

Horário: 14h às 22h

Onde: Centro de Eventos de Ilhéus

Endereço: Av. Soares Lopes, 1.597 – Cidade Nova, Ilhéus 45653-005