Recentemente, começaram a circular no YouTube vídeos ensinando a fazer churrasco – com carvão aceso – na airfryer. O truque é simples: você acende um pequeno pedaço de carvão do lado de fora de casa e, depois, coloca a brasa e a carne no eletrodoméstico.

+Veja 4 dicas para aproveitar melhor sua air fryer
+Confira 6 dicas para preparar peixes assados na brasa
+Universitária grelha bife na torradeira e choca redes sociais

Seria uma bela dica, especialmente para quem não tem uma churrasqueira, para conseguir uma carne com o gostinho de defumado da brasa. O único “probleminha” é que ele pode fazer o equipamento explodir.

Em entrevista ao site “Metrópoles”, Guilherme Wilhelms Tavares, mestre em química, e Cícero Lopes, bacharel em física, ambos da Universidade de Brasília (UnB) explicaram que o pó de carvão pode chegar nas partes elétricas do aparelho, que funciona através da circulação de ar.

O resultado pode causar um curto-circuito na máquina, provocando um incêndio e, no pior dos casos, uma explosão, alertam os especialistas. Além disso, o carvão em brasa pode derreter as partes antiaderentes do eletrodoméstico.

Felizmente, não há risco de o carvão pegar fogo, pois sua temperatura de ignição é de 455ºC, enquanto a temperatura máxima de uma airfryer costuma ser de 200º.

(*) Da redação da Menu