A cidade de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, recebeu oficialmente o título de Capital Nacional do Churrasco. O reconhecimento foi confirmado na quarta-feira (1), após a sanção do Projeto de Lei nº 2.436, de 2019, pelo presidente Jair Bolsonaro.

+Receita de costela no saco de papel é sugestão para o almoço de domingo
+Receita infalível de panceta pururuca com molho de salsa e alho
+‘Melhor carne do mundo’ na Netflix, boi velho gera nova iguaria do churrasco

A cidade é considerada a Capital Gaúcha do Churrasco desde 2019, quando o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionou lei estadual conferindo a distinção ao município.

Tanto a lei estadual quanto a federal destacam o modo pioneiro do lagoense de se expressar, através da culinária dos assados. Esse método passou a ser evidenciado em 1983, ano em que foi realizada a primeira Festa Nacional do Churrasco, evento que acontece a cada dois anos.

Em 2014, esse conhecimento do lagoense no preparo de assados resultou em uma ação conjunta no município para a promoção de um curso de extensão universitária: “A arte e o segredo no preparo do tradicional churrasco de Lagoa Vermelha. O melhor churrasco do Brasil”.

A iniciativa envolveu o Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai, campus Passo Fundo, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Alexandre Pato (responsável pela realização da Festa Nacional do Churrasco e Comida Campeira) e a Associação Brasileira de Criadores de Devon.

Por causa do forte vínculo com a pecuária e a favorecida posição geográfica, pela tradição e peculiaridade do povo lagoense, e por se tratar de um elemento cultural e fundamental à economia da região, o churrasco simboliza parte da história do município.

(*) Da redação da Menu, com informações da Agência Brasil