Você provavelmente já sabe muito sobre como preparar seus alimentos com segurança, desde garantir que as carnes sejam cozidas na temperatura certa até lavar e higienizar muito bem seus vegetais. No entanto, de acordo com um novo estudo, há um item na sua cozinha que deve ter passado despercebido, mas é infestado de germes, segundo reportagem da Food & Wine.

A pesquisa, publicada na edição de novembro do Journal of Food Protection, pesquisadores liderados por Donald Schaffner, professor do Departamento de Ciência Alimentar da Rutgers School of Environmental and Biological Science, compartilharam os resultados de seu estudo que mediu a “prevalência e grau de contaminação cruzada em uma variedade de superfícies de cozinha durante um evento de preparação de refeição para o consumidor”.

E o lugar que os pesquisadores descobriram ter a maior quantidade de contaminação cruzada é… os potes de especiarias.

Sim, os lugares mais contaminados da cozinha não são os balcões, a pia nem as tábuas de cortes, mas os simples potinhos de temperos. Para chegar a essa conclusão, a equipe pediu a 371 participantes que preparassem uma refeição composta por hambúrgueres de peru (que continham o bacteriófago MS2, que não é nocivo ao ser humano) e uma salada de alface pronta para consumo.

A equipe explicou que, durante o experimento, metade dos participantes assistiu a um vídeo sobre o uso adequado do termômetro na hora de cozinhar alimentos. Após a preparação da refeição, os pesquisadores coletaram amostras ambientais para avaliar a contaminação cruzada com o MS2.

“Para a maioria das superfícies, a positividade não excedeu 20%, com exceção dos recipientes de especiarias, para os quais 48% das amostras mostraram evidências de contaminação cruzada por MS2”, mostraram os pesquisadores.
“Ficamos surpresos porque não tínhamos visto evidências de contaminação de recipientes de especiarias antes”, disse Schaffner ao Food Safety News.

“A maioria das pesquisas sobre a contaminação cruzada de superfícies de cozinha devido ao manuseio de carne crua ou produtos de aves se concentrou em tábuas de corte de cozinha ou torneiras e negligenciou superfícies como recipientes de temperos, tampas de lixeiras e outros utensílios de cozinha. Isso torna este estudo e estudos semelhantes de membros deste grupo mais abrangentes do que estudos anteriores”.

Diante das evidências, a dica é clara: limpe tudo o que você tocar – incluindo potes de especiarias – após a preparar qualquer refeição, se quiser evitar contaminação cruzada na sua cozinha.