Chefe do departamento de pesquisa da Comissão Francesa de Energia Atômica, o cientista francês Étienne Klein usou uma foto de salame para pregar uma peça em seus seguidores no Twitter.

+Pessoas com alergia a frutos dos mar têm menos chance de pegar covid, diz estudo
+Beber café todos os dias pode prevenir mortes prematuras, diz estudo

No final de julho, Klein postou a fotografia de um chouriço ibérico em seu perfil na rede social e afirmou que a imagem, capturada pelo telescópio James Webb, era da estrela mais próxima do Sol. Segundo a publicação, que tem mais de 20 mil curtidas, as áreas brancas e laranjas eram nebulosas.

O tuíte dizia: “Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz de nós. Foi capturada pelo JWST. Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia.”

Mas tudo não passava de uma grande piada, segundo reportagem da BBC News Brasil. O cientista se desculpou pela “pegadinha” e disse que foi uma forma de questionar a credibilidade que especialistas têm nas redes sociais.

“Diante de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que este tuíte que mostra uma suposta foto da Proxima Centauro foi uma forma de diversão. Vamos aprender a desconfiar tanto dos argumentos de autoridades quanto da eloquência espontânea de certas imagens”, escreveu.

Klein, físico e filósofo da ciência, afirmou ao portal francês Le Point que é “a primeira vez que faço uma piada nessa rede como figura de autoridade científica”. Ele disse ainda que a brincadeira “ilustra que as fake news têm sempre mais sucesso do que as notícias reais nas redes sociais”.

(*) Da redação da Menu