Para muitos, ver uma pessoa em uma confraternização sem tomar uma cervejinha ou drinque pode parecer estranho. Mas a verdade é que existem vários motivos para alguém não tomar alguma bebida alcoólica em uma festa, jantar a dois ou qualquer outra ocasião festiva.

“Nós não precisamos saber do motivo pelo qual uma pessoa está evitando álcool”, afirma Trish Caldwell, vice-presidente sênior de serviços clínicos da Recovery Centers of America, instituição que ajuda na recuperação de dependentes de álcool. Também vale lembrar que, na maioria das vezes, o motivo não é da sua conta. E, se for, você será devidamente informado.

Para evitar constrangimentos, o melhor a fazer é simplesmente não perguntar a outra pessoa o porquê de ela não querer tomar uma cerveja no fim do dia. Em vez disso, pergunte a ela se ela quer um copo de água, suco ou refrigerante. Confira a seguir alguns motivos.

Vício: a pessoa a quem você está fazendo a pergunta pode ter tido algum problema de dependência com a bebida no passado ou estar tentando evitar uma recaída.

Gestação: a pessoa pode estar esperando filhos e não poderá beber álcool por um tempo.

Doenças graves: um convidado pode estar fazendo tratamento para alguma doença grave, como câncer.

Religião: em alguns casos, como mórmons e muçulmanos o consumo de álcool é vetado pelas escrituras sagradas de cada crença.

Traumas: o pai ou a mãe de uma determinada pessoa pode ter sido alcoólatra e causado transtornos àquela família.

(*) Da redação da Menu