Gorjeta é coisa séria nos EUA. Embora a bonificação não seja obrigatória, é comum que os clientes recompensem os atendentes de um bar ou restaurante com pelo menos 15% do valor total da conta. Mas nada impede que a gratificação seja maior – tudo depende da generosidade do freguês.’

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Claro, os funcionários ficam deveras agradecidos quando isso acontece. Em alguns poucos casos, porém, o que seria motivo para comemorar se transforma em uma grande dor de cabeça. Foi o que aconteceu com a garçonete Mariana Lambert, do restaurante Alfredo’s Coffe, localizado no Estado da Pensilvânia.

Recentemente, Mariana recebeu uma gorjeta de US$ 3 mil (pouco mais de R$ 15,5 mil) de um cliente chamado Eric Smith, que se apresentou como integrante do movimento Tips for Jesus (movimento beneficente). “Significou muito para mim porque todo mundo está passando por dificuldades”, disse, à época, a garçonete ao site Best Life.

O problema é que o cliente supostamente generoso se arrependeu e pediu o dinheiro de volta, alegando que havia se enganado em relação ao valor. Mariana e a administração do restaurante tiveram que entrar com uma ação na justiça para tentar reparar o que aconteceu. O caso agora segue na esfera judicial.

(*) Da redação da Menu