Há vários benefícios de incluir cogumelos na dieta, de acordo com pesquisas científicas. Além de reduzir o risco de câncer e de morte prematura, um novo estudo conduzido pela Faculdade de Medicina do Estado da Pensilvânia (EUA) afirma que o alimento pode combater a depressão.

+Estudo conclui que vinho é a única bebida alcoólica que traz benefícios à saúde
+Consumo regular de laticínios protege contra infartos, indica estudo
+Cachorro-quente pode encurtar “vida saudável” em 36 minutos, diz estudo

A conclusão foi obtida a partir de uma análise de dados de mais de 24 mil adultos norte-americanos, coletados entre 2005 e 2016. O levantamento indica que aqueles que comeram mais cogumelos no prato tiveram menos riscos de desenvolver depressão.

Uma das explicações é que os cogumelos, em geral, contêm uma substância chamada ergotioneína, antioxidante que oferece proteção celular ao organismo. Outros estudos indicam que esse antioxidante ajuda a combater várias doenças mentais, como esquizofrenia e transtorno bipolar.

“Cogumelos são a maior fonte natural do aminoácido ergotioneína, um anti-inflamatório que não é produzido naturalmente pelo organismo humano”, disse o autor do estudo, Djibril Ba. “Grandes concentrações de ergotioneína reduzem o risco de estresse oxidante, que também ajudam a reduzir os sintomas da depressão”, acrescentou.

O próximo passo, explicou Ba, é determinar se é possível reduzir o risco de depressão acrescentando uma porção de cogumelos diariamente à dieta das pessoas.

(*) Da redação da Menu