Proprietária do restaurante Leo, em Bogotá, a colombiana Leonor Espinosa foi eleita a Melhor Chef Feminina do Mundo 2022, revelaram nesta terça-feira (17) os organizadores da lista The World’s 50 Best Restaurants. A lista completa com os premiados de 2022 será anunciada em Londres, no dia 18 de julho.

+‘Oscar da gastronomia’ cancela cerimônia de premiação em Moscou
+A Casa do Porco e Maní são únicos brasileiros no ranking La Liste 2022
+Veja quanto custa comer no Central, melhor restaurante da América Latina

É a terceira vez seguida que o prêmio é concedido a cozinheiras latino-americanas pelo 50 Best: a mexicana-americana Daniela Soto-Innes foi a escolhida em 2019, enquanto a peruana Pía León recebeu a distinção em 2021. Não houve premiação em 2020.

“Recebo este prêmio com muita alegria. Agora minha voz poderá ser ouvida um pouco mais, o que me permitirá continuar usando a gastronomia como instrumento para a geração de bem-estar socioeconômico”, declarou a colombiana.

Leonor foi publicitária até os 35 anos e se dedica à gastronomia há 15 anos. Seus pratos buscam ressaltar a biodiversidade, as técnicas e as tradições alimentares colombianas. Em 2021, seu restaurante na ficou na 46ª posição do 50 Best.

Por meio de sua fundação, a Funleo, a chef apoia o desenvolvimento das comunidades rurais de seu país e ajuda os pequenos produtores a chegarem ao mercado, além de oferecer espaços de educação, nutrição e turismo.


+ Voltz lança triciclo elétrico voltado a entregas; conheça o Miles
+ Pedra extraterrestre traz primeiras pistas de supernova para a Terra
+ FGTS: Saque de R$ 1.000 pode ser barrado mesmo com saldo; saiba em quais condições
+ Faça chocolate quente com uísque e mande o frio embora
+ ‘Horripilante’, diz mulher após pagar R$ 1,7 mil em procedimento para sobrancelha


(*) Da redação da Menu