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A pandemia do novo coronavírus fez as exportações de cachaça caírem 23,9% em 2020, segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). Em 2020, o Brasil exportou 5,57 milhões de litros da bebida, enquanto em 2019 as exportações foram de 7,33 milhões de litros do destilado.

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Esse volume representou um faturamento para o setor de US$ 9,5 milhões em 2020, 34,8% menor do que os US$ 14,6 milhões do ano anterior, refletindo as dificuldades enfrentadas por vários setores da economia devido à pandemia.

Países importantes, no entanto, compraram mais cachaça no ano passado. A Alemanha, por exemplo, importou 1,10 milhão de litros da bebida em 2020, um volume 2,74% maior do que em 2019. As exportações para a França, por sua vez, aumentaram 24,53% em volume no último ano.

Para Carlos Lima, diretor executivo do Ibrac, o crescimento das vendas para esses mercados europeus dá sinais de cenários mais promissores para o destilado brasileiro nos.

A queda nas vendas também levou o Ibrac e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) a investir na promoção do destilado tipicamente brasileiro.

No final de 2020, foi renovado o projeto “Cachaça: Taste the New, Taste Brasil”, com ações no exterior até 2022, que incluem rodadas de negócios, participação em feiras internacionais e eventos com jornalistas e formadores de opinião.

“A continuidade do projeto tem o objetivo de consolidar o reconhecimento da bebida no mercado externo como um destilado genuinamente brasileiro e de qualidade internacionalmente competitiva”, afirma Carlos Lima.