Por Suzana Barelli

Ao contrário do que se poderia pensar num primeiro momento, a jabuticaba, do Marcos, o queijo de cabra, do Nelson, e a farinha de araruta, do Pedro, foram as estrelas de um jantar pilotado pelos chefs Alex Atala, do D.O.M., e Helena Rizzo, do Maní, de São Paulo. Os dois chefs tiveram a ideia de cozinhar a quatro mãos para mostrar aos chamados formadores de opinião que suas cozinhas só alcançaram a qualidade e o reconhecimento, até internacional, porque contam com matérias-primas de primeira e cultivadas no Brasil.

Agora, acreditam Atala e Helena, chegou a hora de divulgar um pouco mais os seus fornecedores, aqueles produtores parceiros que não só investem na qualidade como desenvolvem produtos sob medida, em parceria com os próprios cozinheiros. Um primeiro exemplo está já no cardápio do jantar, realizado no Manioca, a casa de evento do Maní, na semana passada. Nele, o nome dos produtores e seus telefones – a maioria números de celulares – estavam impressos no verso do menu, para quem quiser entrar em contato com eles. As jabuticabas, por exemplo, são do Marcos Soares, da fazenda Pedra Prata, que atende no telefone (11) 9 7155-3078; e a araruta vem da fazenda Bom Sucesso, do Pedro Augusto Borges, do telefone (71) 9135-5354.

O pudim de queijo da Serra da Canastra com sorvete, servido durante o jantar

Entre os convidados para o jantar de seis tempos – três receitas do Atala, três da Helena –, estavam o cineasta Fernando Meirelles, a apresentadora Marilia Gabriela, e os três filhos do empresário Abílio Diniz – Pedro Paulo Diniz, um deles, é sócio do Maní, junto com a apresentadora Fernanda Lima, também presente. Nos discursos de apresentação, feitos por Atala e por Diniz, o tema foi a importância da sustentabilidade e de valorizar os produtores rurais.

Em tempo, nesta semana, será lançado mais um produto da Retratos do Gosto, agora as granolas, em parceria com Heloísa Bacellar, do misto de empório e restaurante Lá na venda, em São Paulo. A empresa, que tem entre os sócios o próprio Atala, visa desenvolver produtos em parceria com os produtores.