Existe aquela ideia quase romantizada de relaxamento associado a um banho de banheira acompanhado de uma taxa de vinho ou champanhe e, por que não, alguns bombons para acompanhar. Mas a pergunta que fica, para além da imagem romântica ou relaxante, é: faz mal comer no banheiro?

Um post recente de Kourtney Kardashian trouxe esse questionamento à tona, segundo o site Popsugar. A postagem incluía várias fotos diferentes, mas uma, em particular, fez os fãs ficarem atentos.

A imagem retrata um banquete ao lado da banheira, com pelo menos oito pratos de comida espalhados pelo chão do banheiro e empoleirados em cima do vaso sanitário (fechado), ao redor de uma banheira de espuma. Após a publicação, começaram a pipocar vários comentários questionando o motivo de tanta comilança no banheiro, um lugar conhecido pela enorme quantidade de germes.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Kourtney Kardashian Barker (@kourtneykardash)

De acordo com Amesh Adalja, especialista em doenças infecciosas e pesquisador do Johns Hopkins Center For Health Security, fazer qualquer tipo de refeição no banheiro não é, necessariamente, um problema.
“Em geral, não vejo como um grande motivo de preocupação”, disse ele ao Popsugar. “Bactérias e outros micro-organismos são abundantes em cada milímetro da casa”, continua o expert.

E ele não está sozinho nessa análise, outros especialistas concordam com isso. “Não tem nada de errado em comer no banheiro, a menos que ele esteja extremamente sujo”, diz a nutricionista Julianna Coughlin.

O risco surge quando se está exposto à contaminação fecal, e esse risco é relativamente baixo, considerando-se que “ninguém está fazendo limonada com água do banheiro”, diz Adalja.

Hannah Shine, personal trainer certificada pela AFA e treinadora de saúde da Hourglass Waist, tem uma perspectiva diferente, porém, que se alinha mais com os comentaristas do Instagram de Kardashian.

Shine enfatiza que o banheiro ainda pode conter bactérias e germes nocivos, então por que arriscar se colocar próximo a uma possível contaminação fecal – que pode levar a doenças gastrointestinais desagradáveis, como o norovírus – comendo tão perto do vaso sanitário, por exemplo?

Em última análise, a escolha de jantar ou beliscar guloseimas no banheiro é pessoal. Caso a você seja realmente fã desse hábito, todos os especialistas aconselham lavar bem as mãos com água e sabão antes de manusear qualquer alimento e depois de tocar em qualquer superfície.

Shine sugere aderir a alimentos secos, como biscoitos, nozes ou barras energéticas, em vez de saladas, hambúrguer ou palitinhos de frango, como aparecia na foto de Kardashian. Resumindo: se o banheiro estiver limpo, não há problemas em fazer um lanchinho por lá. Mas precisa se certificar de que as mães estejam sempre limpas.