da redação da Menu

Manter uma dieta à base de vegetais pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, sugere um novo estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine e divulgado pela CNN.

Segundo o dr. Qi Sun, professor associado do Departamento de Nutrição da Harvard T.H. Chan Escola de Saúde Pública em Boston, a pesquisa mostrou que indivíduos com uma dieta baseada em frutas frescas, vegetais, cereais integrais, nozes e legumes e que minimizam o consumo de bebidas açucaradas e carboidratos refinados, diminuem em 30 % o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Caracterizada  pelo excesso de açúcar no sangue, a doença pode causar infarto a perda de visão.

O novo estudo revisou nove estudos publicados anteriormente sobre dietas à base de plantas e o diabetes tipo 2 entre adultos. Esses estudos incluíram um total de 23.544 casos. Após a revisão, os pesquisadores concluíram que uma uma dieta à base de vegetais estava associada a  um menor risco de desenvolver a doença.

Nos Estados Unidos mais de 30 milhões de pessoas têm diabetes – cerca de 1 em casa 10 americanos – e até 95% delas têm diabetes tipo 2, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças do país.

Globalmente o diabetes está em ascensão. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) o número de pessoas com a doença subiu de 108 milhões em 1980 para 422 milhões em 2014.