Começou na sexta-feira, 11 de abril, a edição especial de 25 anos do Comida di Buteco. Em 2025, o concurso gastronômico tem como tema “paixão pelo boteco” e abrange 1,1 mil botecos em 50 municípios.

Seguindo a tradição, botecos participantes devem criar um petisco autoral vendido a R$ 35 durante toda a duração do concurso — até 11 de maio.

Neste ano, as marcas Maizena e Seara patrocinam o concurso com desafios exclusivos: a criação de petiscos também utilizando ingredientes determinados.

Avaliação e votação

Os participantes serão avaliados por meio de voto popular e de jurados eleitos previamente. As opiniões devem conter análises de todos critérios, como atendimento, higiene, temperatura da bebida e qualidade dos petiscos. A última categoria leva cerca de 70% da nota final e o peso da composição é dividido igualmente entre as críticas da população e dos jurados.

Desde 2016, o concurso é feito em duas etapas principais. Depois de eleger os vencedores de cada circuito, outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que o melhor boteco do Brasil seja determinado. A festa de revelação do campeão final deve acontecer em julho na capital paulista.

O torneio tem como objetivo principal evidenciar a cultura dos botecos e promover o envolvimento da sociedade com os locais gastronômicos. A lista de comércios participantes pode ser encontrada no site oficial do Comida di Buteco.

Instagram will load in the frontend.