Logo Doutor MenuMuitos sistemas e plataformas de automação prometem trazer modernidade na operação e na administração dos negócios de seus clientes, e isso muitas vezes não se torna uma realidade. Os sistemas de PDV visam e prometem automatizar processos e organizar a operação dentro do restaurante, assim como os de retaguarda, ou ERP, se comprometem a facilitar a gestão, com relatórios certeiros e ferramentas para organizar finanças, pessoas, produtos, táticas e estratégias.

Trazem informações relevantes e assertivas sobre cada aspecto relevante do negócio, e as empresas que fornecem ambas as soluções integradas, então, assumem o papel de automatizar a “coisa toda”. Mas isso quase nunca parece acontecer, pelo menos da maneira como foi vendido, prometido, sonhado ou esperado.

E, posso garantir, muitas (não todas) vezes se dá porque temos, nós humanos e gestores e operadores dessas plataformas, sistemas e softwares, responsabilidade em ajudar o sistema a “ajudar a gente”. Fornecer informações ao sistema, obedecer a treinamentos (e exigir treinamentos), e manter atualizado tudo o que for “pedido” pelo seu software, vai garanti ao menos que você dê a possibilidade ao seu software de automação mostrar o que pode fazer para te ajudar.

Isso é fundamental, e muitas vezes nos pegamos pensando se nosso software de automação é bom, ou mesmo se é adequado para o nosso negócio, sem nos darmos conta que temos uma parte nesse processo que é fundamental, a de alimentar o sistema para que ele nos ajude com informações, relatórios, demandas, enfim, para que possa ter a oportunidade de automatizar o negócio e colaborar para o tão planejado e sonhado sucesso.

Ah, se eu puder deixar aqui uma dica, valiosa e objetiva. Comece pela ficha técnica, e mantenha-as sempre atualizadas e completas. A ficha técnica de seus produtos é a base para importantes automações funcionarem, como relatórios de margem, de CV (custo de mercadoria vendida), listas de compras, e principalmente de atualização / movimentação de estoque).

Não deixe de aproveitar tudo o que sua automação pode fazer pelo seu estabelecimento. E exija de seu parceiro de tecnologia ferramentas que efetivamente ajudem você e seu negócio!
Logo da Linked Food Quer saber mais? Clique aqui