Difícil achar que não ame uma boa lasanha, com muitas camadas de massa, queijo, molho, carnes… Segundo o site Daily Meal, dá para incrementar ainda mais o prato usando o queijo cottage, conhecido por ter textura e sabor delicados e, ainda, ser mais magro do que a maioria dos queijos.

Cada região italiana tem sua forma de preparar a lasanha – e a receita ganhou fãs pelo mundo todo, com diversas variações também. Pode ser feita com massa fresca ou seca, com ou sem ovos, e levar molhos diversos – do tradicional bolonhesa ao molho branco, ou mesmo ragu, verduras e até berinjela.

+Receita de lasanha à bolonhesa fica pronta em apenas uma hora
+Lasanha de bacalhau com creme de azeitonas
+Veja como fazer lasanha de abobrinha, ricota e cogumelos
+Receita de lasanha integral de brócolis

No caso do queijo cottage, ele pode ser usado, por exemplo, para substituir a ricota, ou mesmo a muçarela, caso se prefira uma receita mais leve e igualmente cremosa.

Queijo cottage
Queijo cottage fica incrível na lasanha. Foto: Pixabay

A textura cremosa do queijo traz leveza para a lasanha e, por ter menos gordura, também deixa o prato final menos pesadão. O cottage é um queijo baixo em calorias e colesterol, ajudando também quem está fazendo dietas com restrição calórica.

Porém, há alguns pontos importantes para quem se interessou em usar o cottage no preparo da lasanha. Em primeiro lugar, procure um queijo que seja feito de leite integral, para garantir a cremosidade.

Caso você prefira a textura de ricota, drene um pouco o líquido do cottage para deixá-lo mais sequinho. Para isso, coloque-o em um saquinho de pano, ou coador de café, e deixe pingando por algumas horas. Se a ideia é deixá-lo ainda mais cremoso, bata o queijo com um batedor de arame antes de usar na lasanha.

Uma dica interessante é usar metade ricota, metade cottage para obter o melhor dos dois mundos. Essa mistura deixa a lasanha leve, cheia de sabor, nutritiva e muito cremosa. Experimente!