A não ser em regiões muito pobres, geladeiras são encontradas no mundo inteiro. Algumas mais novas, outras nem tanto, mas estão lá cumprindo a missão de resfriar e conservar os alimentos por mais tempo.

Veja também



Por causa disso, a gente nem se dá conta de que ter uma geladeira em casa é uma comodidade bem recente na história. Levando em conta que a agricultura começou por volta de 9.500 AC, a humanidade passou mais de 11 mil anos inventando maneiras diferentes de preservar os alimentos excedentes.

Os primeiros habitantes da América do Norte, por exemplo, colocavam sobras de carnes em lagos para conservá-las, revelou um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA).

Os primeiros habitantes da América do Norte, por exemplo, colocavam sobras de carnes em lagos para conservá-las
Os primeiros habitantes da América do Norte, por exemplo, colocavam sobras de carnes em lagos para conservá-las. Foto: Pixabay

Eles descobriram que os lagos usados pelos nativos norte-americanos tinham temperatura baixa e baixo teor de oxigênio. Havia também outro item que facilitava o processo: a água continha lactobacilos, que produzem ácido láctico e ajudavam a conservar os alimentos.

Por causa da geografia e do clima, povos de outros continentes desenvolveram métodos diferentes de preservação. No norte da Europa, era comum colocar comida em pântanos para aumentar a validade dos alimentos (como você deve ter imaginado, o sabor não era muito agradável, mas era o que tinha para comer).

+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica

Um princípio de refrigeração foi descoberto por volta de 1000 AC, quando os chineses passaram a cortar e armazenar gelo. Em torno de 500 AC, indianos perceberam que era possível fazer gelo ao deixar potes de cerâmica do lado de fora da casa (nas noites mais frias, claro).

Como esses métodos não eram muito práticos, foram criados outros métodos de conservação dos alimentos que são usados até hoje. Queijos e manteigas, por exemplo, surgiram da necessidade de aproveitar o leite excedente. É também por esse motivo que temos produtos curados (bacalhau, carne seca, salames e presuntos) e defumados (bacon, linguiças, etc).

Já a geladeira doméstica foi inventada apenas no começo do século 20, nos EUA. No Brasil, os primeiros refrigeradores foram produzidos só em 1947 – ou seja, a geladeira faz parte de nossas vidas há bem pouco tempo.

+ Startup brasileira desenvolve espumante sustentável a partir de mel de abelhas

(*) Da redação da Menu