O alho é, sem dúvida, um dos ingredientes mais importantes da cozinha. Da mesma família de outros temperos com compostos sulfurosos, como a cebola e o alho-poró, além de ter sabor e aroma únicos, o alho é versátil e fica bom até assado. O site Forks Over Knives selecionou dicas para assar o alho e usá-lo em vários preparos.

Antes de começar, é preciso saber como comprar o melhor alho possível. Prefira as cabeças inteiras e que ainda estejam envolvidas com a casca, isso ajuda a preservar o tempero fresco por mais tempo. Não é necessário armazenar o alho na geladeira, basta mantê-lo em local seco e ao abrigo da luz.

Alhos mais novos costumam ter sabor mais delicado. Quanto mais tempo demorar para usar, mais pungente será o sabor. Segundo o site, alhos brotados não precisam ser jogados fora e mesmo os brotos são seguros para comer, embora alguns chefs prefiram remover o brotinho verde que aparece no centro dos dentes de alho, para eliminar qualquer traço possível de amargor.

O calor do forno transforma o sabor marcante do alho, amenizando-o e deixando-o mais doce. Tanto que cabeças de alho inteiras podem ser assadas de uma só vez, com casca e tudo, até ficarem macias. O interior fica macio e adocicado, fica uma delícia para acompanhar carnes, batatas, legumes assados e até para passar no pão.

Textura macia e sabor adocicado

Para assar o alho, comece cortando o topo da cabeça, apenas o suficiente para revelar o interior dos dentes de alho. Coloque-a, inteira, sobre um pedaço de papel-alumínio. Regue a cabeça de alho com 1 colher (chá) de água. Em seguida, embrulhe tudo no papel alumínio e asse em forno médio, entre 170ºC e 200ºC, ou até que os dentes fiquem macios quando apertados, com a textura parecida com a de uma batata assada.

Quando a cabeça de alho assada estiver fria o suficiente para manusear, esprema a polpa macia e caramelizada de cada dente em uma tigela e tempere com o que preferir. Vai muito bem com azeite de oliva, ervas frescas como tomilho, sal e pimenta.

Para economizar tempo e gás, recomenda-se assar alho junto com outros pratos, quando estiver usando o forno. Nesse caso, fique sempre de olho na textura do alho, que é mais importante do que cronometrar o tempo ou a temperatura do forno.

Dá para acelerar o processo usando o micro-ondas. Nesse caso, coloque a cabeça de alho, já com o topo cortado, num prato com tampa própria para micro-ondas. Acrescente um pouquinho de água e cozinhe por 8 a 9 minutos, ou até os dentes amaciarem. Depois é só finalizar o alho no forno convencional, a cerca de 200ºC, até dourar e caramelizar.