Logo Doutor MenuUma das características mais interessantes do mercado de food, e que o torna muito peculiar e também desafiador, em termos operacionais e principalmente de gestão, é o de transformar produtos em suas ofertas, ou sejam, compramos os insumos e criamos, confeccionamos pratos, ofertas complexas que combinam porções desses produtos.

Tremendo desafio para que saibamos o custo daquela nossa oferta, uma vez que temos que transformar nossa receita numa equação de insumos (a famosa e tão necessária e importante ficha técnica).

Uma vez que sabemos quanto cada insumo “pesa” na nossa oferta, podemos entender essa composição de custos e partir para cuidar para que nossas compras obedeçam a uma lógica que nos ajude a economizar no que é mais importante. Obviamente sempre cuidando da qualidade daquilo que oferecemos, mas como o correto entendimento de onde estão os custos de nossas ofertas, podemos entender quais os insumos que mais pesam em cada oferta, e vendo quanto cada oferta é relevante no total das vendas de um estabelecimento, podemos entender qual a ordem de prioridade de negociação de nossos insumos, podendo asism escolher onde fazermos essas compras, planejando valores que ajudem a manter ou melhorar margens e aumentar nossa lucratividade, apenas escolhendo fornecedores, dividindo as compras em mais fornecedores e decidindo pelo que realmente faz diferença na lucratividade do negócio.

A partir de compras bem feitas e principalmente bem planejadas, com pesquisas de preços, entendimento de custos de transporte, podemos tornar as operações atuais em mais eficientes e lucrativas, e muitas vezes sem alterar preços nem mudar cardápios.

Boa parte das plataformas tecnológicas oferecem soluções que ajudam muito a automatizar visões sobre margem, compras e lucratividade.
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