Moradores de uma vila na Inglaterra estão em festa: passaram 10 anos levantando recursos para manter o pub da região, The Rising Sun, de pé. E deu certo!

Os cidadãos montaram um grupo de apoio ao estabelecimento, chamado de “Save Our Sun” (“Salve Nosso Sol”, em tradução livre do inglês). Trabalharam ativamente angariando doações e promovendo eventos para juntar 500 mil libras (o equivalente a quase R$ 3 milhões) e, finalmente, comprar o local, antes de começar uma maratona de reformas feitas por eles mesmos.

O pub fica em Forest of Dean, Gloucestershire, e acabou de reabrir as portas, não apenas como um bar, mas também como um espaço de encontro e convivência para a comunidade local.

“Esta é uma prova do trabalho árduo do comitê e da comunidade, que se uniram para ajudar nas reformas”, disse Michelle Hayes, presidente da Save Our Sun, segundo informações do site Good News Network.

Instagram will load in the frontend.

“Eles acreditaram firmemente neste projeto e estão dando todo o apoio ao pub, tornando esse lugar realmente especial e um espaço importante de convívio para a comunidade”, afirmou.

O pub tinha fechado as portas em outubro de 2011 e foi comprado por uma incorporadora em 2012. A comunidade começou a se preocupar com essa transação quando descobriu que o bar deixaria de existir e o espaço seria usado para a construção de moradias.

Depois de anos de disputas, os proprietários concordaram em vender o pub para o Save Our Sun no fim do ano passado. Após levantar os recursos necessários, o grupo comunitário comprou o pub no início deste ano.

A partir daí, voluntários trabalharam por meses a fio para repaginar o lugar, que estava completamente abandonado por mais de uma década, e o pub The Rising Sun finalmente foi reaberto nesta semana, para alegria dos moradores da comunidade.