Pesquisas mostram que a grande quantidade de opções de rótulos nas prateleiras dos supermercados muitas vezes torna a compra de vinhos um desafio. Segundo estudos da MC15 e Kantar, 58% dos produtos sequer recebem atenção do consumidor. Sem informações concretas para auxiliar na decisão, a escolha do vinho ideal pode levar até oito minutos.

Para solucionar este problema, a Concha y Toro, em parceria com redes varejistas, acaba de lançar um projeto inovador que utiliza inteligência artificial (IA) para oferecer uma experiência de compra mais eficiente e personalizada. Por meio do Sommelier Digital e de um novo sistema de organização nas gôndolas, a vinícola chilena facilita a escolha do vinho ideal para cada cliente.

“Com base em dados de comportamento do consumidor no ato da compra, a nova estratégia de exposição é mais intuitiva, considerando o tipo de vinho, origem, faixa de preço e marcas, além de contar com displays informativos com uma linguagem de fácil compreensão. Já o Sommelier Digital utiliza a inteligência artificial para oferecer uma experiência de compra personalizada. Por meio de um quiz interativo, são coletadas as informações sobre o perfil do consumidor, como preferência de preço, tipo de vinho, ocasião de consumo e harmonização com refeições, indicando o vinho ideal para cada cliente”, explica Pietro Capuzzi, Country Manager da Concha y Toro no Brasil.

A iniciativa já está presente no Carrefour do Butantã, em São Paulo, onde é possível vivenciar desde a navegação intuitiva pelos corredores até a escolha do vinho com o auxílio do Sommelier Digital. O sucesso do projeto nesta loja modelo, com um aumento de 35% nas vendas, impulsiona a expansão da iniciativa para outras cinco lojas até o final do ano, com potencial para alcançar todo o país.

Capuzzi destaca que a falta de conhecimento do consumidor e o layout desafiador das gôndolas de vinho impactam significativamente as decisões de compra. Cerca de 54% dos compradores escolhem sempre o mesmo produto, enquanto 28% acreditam erroneamente que uvas como Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon são marcas de vinho.

Muitos limitam seu repertório a termos básicos, como “forte/encorpado” ou “leve/fresco”, desconhecendo detalhes mais específicos sobre as características dos vinhos. A segmentação da categoria, por sua vez, tende a ser superficial, focando principalmente na origem do vinho (Argentina, Brasil, Chile, França, Itália, Portugal, Austrália) e nas marcas mais conhecidas.

“O novo layout das gôndolas, em sinergia com a assistência do sommelier digital, empoderará os consumidores a explorarem um universo mais amplo de vinhos com total confiança. Essa iniciativa beneficia não apenas a Concha y Toro, mas todo o segmento, impulsionando os players e concorrentes”, comenta Pietro.