Queijo é paixão no mundo inteiro e brasileiro sabe disso muito bem. Na terça-feira (2), o concurso internacional World Cheese Awards revelou em Newport, no País de Gales, qual foi o escolhido como melhor queijo do mundo em 2022, dentre os 4.434 exemplares, de 42 países, que concorreram.

O campeão deste ano foi um gruyère da Suíça, escolhido por um time de juízes que avaliou itens como aroma, corpo e textura, além da aparência do miolo e da casca. A maioria da pontuação ia também para itens como sabor e a complexidade no paladar.

Os juízes descreveram o vencedor, batizado de Le Gruyère AOP, como um “queijo muito refinado, artesanal, que derrete na língua e apresenta notas de ervas, frutas e couro”. Como definiram, é um queijo “com muito sabor e aroma”.

O gruyère é um tipo de queijo maturado, ligeiramente quebradiço, e normalmente feito de leite de vaca cru, em seu país de origem, a Suíça, onde é produzido desde o século 12. É conhecido também no Brasil, especialmente por fazer parte da receita original da fondue, ao lado do queijo emmental.

Outro tipo de queijo queridinho dos brasileiros ficou em segundo lugar: o Gorgonzola Dolce DOP, italiano, de sabor pungente e amanteigado.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Guild Of Fine Food (@guildoffinefood)

De acordo com informações oficiais do evento, Dennis Kaser, gerente internacional de marketing do queijo Le Gruyère AOP, parabenizou o ganhador e afirmou que esse resultado “mostra a qualidade por trás de todas essas pessoas que trabalham juntas”. Segundo ele, são 1900 produtores de leite, 155 produtores de queijo e 11 ‘afinadores’, profissionais que cuidam da maturação do laticínio, envolvidos na fabricação do queijo campeão.

“Esse trabalho colaborativo resulta nesse tipo de queijo de alta qualidade, que é amado pelo consumidor. Estou muito feliz de representar o Le Gruyère. Mando os parabéns para o produtor Vorderfultigen e o ‘afinador’ Gourmino”, afirmou.