da redação da Menu

Localizada na Mooca (São Paulo) há 86 anos, a confeitaria Di Cunto decidiu revelar sua receita de crustoli, tradicional doce italiano e um de seus produtos mais vendidos – a massinha frita é adorada pelos moradores do bairro da zona leste da capital. O segredo, ensina a casa, é usar vinho Marsala para dar liga na massa.

Crustoli

por Confeitaria Di Cunto

Ingredientes
– 240 g de farinha
– 50 g de açúcar
– 25 g de manteiga
– 2 ovos
– Quanto baste de vinho Marsala, o suficiente para dar liga (cerca de 20 ml)
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha
– Açúcar de confeiteiro de baunilha (ou açúcar e canela), para polvilhar
– Quanto baste de óleo para fritar

Preparo
1) Misture todos os ingredientes secos e vá adicionando os ovos, o extrato de baunilha e por fim o vinho Marsala até dar o ponto de uma massa bem lisa.
2) Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e a abra a massa o mais fina que conseguir. Quanto mais fininha, mais crocante o crustoli ficará.
3) Corte a massa em tirinhas de 4 cm x 10 cm. Para dar o formato viradinho, faça um corte de 2 cm no centro de cada tira e passe uma das pontas pelo corte como se estivesse virando do avesso – assim o crustoli fica com um nó central.
4) Coloque o óleo numa panela funda e leve ao fogo médio. Para saber a temperatura certa para fritura: coloque um palito de fósforo no óleo ainda frio, quando acender está no ponto.
5) Forre uma assadeira com papel toalha.
6) Frite as tiras de massa por partes. Mergulhe-as delicadamente no óleo quente.
7) Mexa os crustoli com uma escumadeira para dourar por igual. É importante não colocá-los todos de uma vez só, pois as tiras podem grudar e esfriar o óleo, deixando a massa murcha e encharcada.
8) Com a escumadeira, retire os crustoli fritos para a assadeira forrada com papel toalha e repita com o restante.

Para servir
Após escorrer o óleo coloque-os em uma travessa com o açúcar de baunilha a gosto e sirva a seguir.

Rendimento: 4 porções
Preparo: 1 hora
Execução: moderada