05/10/2016 - 11:43
por Cintia Oliveira, do Rio de Janeiro
Começou nesta terça (4), no Riocentro, no Rio de Janeiro, a segunda edição brasileira do Sirha, feira com sede em Lyon, na França, voltada para profissionais de gastronomia. Assim como no ano passado, o grande destaque da programação são as competições culinárias, mas desta vez serão seletivas regionais, que irão eleger os competidores da etapa nacional, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2017.
As disputas tiveram início ontem (4) com a Coupe du Monde de la Pâtisserie. Na competição, comandada pelo chef pâtissier Philippe Brye (Sofitel Copacabana – RJ) e pela chef Flavia Quaresma (RJ) – e considerada a copa do mundo da confeitaria -, os sete candidatos tiveram que preparar sobremesas e esculturas nas categorias açúcar e chocolate, para um júri formado por Bertrand Busquet (Chocolate Academy – SP), Caio Corrêa (Boutique CFC – SP), Diego Lozano (SP), Francisco Sant’Ana (Escola Sorvete – SP), Gerci Trevenzolli (Estácio de Sá – RJ) e Javier Guillen (RJ).
Enquanto na categoria açúcar os vencedores foram Sonia Takata (SP) e Marcone Calazans (Club Atlético Paulistano – SP), quem levou a melhor na categoria chocolate foi Leticia Cruz (Sofitel Copacabana – RJ) e Victor Santificetur (SP). Os competidores que vão disputar em 2017 a chance de representar o Brasil na seletiva latino-americana do concurso.
E hoje (5) acontece a seletiva regional do Bocuse D’Or, competição de culinária criada pelo lendário chef Paul Bocuse e que terá como jurados os chefs como Manu Buffara (Manu – PR), Leo Paixão (Glouton – MG) e Geovane Carneiro (D.O.M. – SP). Já na quinta (6), acontece pela primeira vez na edição brasileiras do evento o Talentos do Gelato, competição dedicada ao sorvete.
Sirha Rio
data 4 a 6 de outubro
horário 11h às 20h
Riocentro
avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca (veja no mapa)
Rio de Janeiro – RJ