Comida e sorte é uma combinação bastante comum ao redor do mundo: desde o famoso nhoque da fortuna, servido todos os meses no dia 29, aos pratos com lentilhas para atrair dinheiro na virada do ano. Além desses ingredientes, romãs, tâmaras e figos costumam marcar presença às mesas de fim de ano e são símbolos de boa sorte.

+Confira um cardápio completo de ‘ceia ostentação’ para o Ano Novo
+Confira 5 sugestões de sobremesa para adoçar o Réveillon
+Confira 5 receitas de drinques para celebrar o Ano Novo
+Celebre o Ano Novo com um delicioso pernil com frutas secas

Segundo historiadores, a explicação remonta a milênios, já que tâmaras e figos secos se conservavam muito bem e faziam parte da dieta de povos no Egito e na Mesopotâmia.

Já as lentilhas foram essenciais no período de escassez durante a peste negra, que assolou a Europa medieval. A romã por sua vez marca presença em rituais judaicos, sendo associada à fecundidade e a saúde.

Isso faz com que alguns alimentos também sejam vetados: de acordo com a crença popular, o peru não deve ir à mesa, já que o animal cisca para trás e não ajuda a trazer progresso em um novo ano.

Seja você supersticioso ou não, o importante é que essas crendices se transformaram em receitas saborosas para celebrar tanto na ceia de Ano Novo quanto em outros momentos.

A seguir, confira dez sugestões para preparar para o jantar da virada de ano. Afinal, não custa nada tentar trazer um pouco mais de sorte para a vida em 2021.

+Lentilha na pressão
+Arroz com lentilhas e cebolas douradas
+Pargo, purê de cabotiã assada e lentilhas beluga
+Pasta de frutas secas e romã
+Refresco de romã
+Sorvete com calda de romã
+Lombo de vitela com geleia de figo
+Relish de figos
+Éclair chocovelã
+Drinque prosperidade

(*) Com citações da reportagem “Superstição à mesa”, de Andrea Lincht, publicada na edição 157 da Revista Menu.