Comemorado em 1º de outubro, o Dia Mundial do Vegetarianismo é prova de que cada vez mais pessoas estão abrindo mão de se alimentar de carnes de aves, bois, peixes e porcos e outros produtos de origem animal. Nem todos deixam de consumir esses alimentos de uma vez, porém.

+iFood lista os 10 pratos mais pedidos pelos vegetarianos
+Homem serve comida com gordura de porco para amigos vegetarianos

Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), os vegetarianos podem ser classificados em quatro tipos, de acordo com seus hábitos alimentares.

Ovolactovegetarianismo

Indivíduo que não come carnes de origem animal, mas ainda ingere ovos, leite e laticínios.

Lactovegetarianismo

Pessoa que, além das carnes, abdicou de ovos em suas refeições, mas ainda ingere leite e laticínios.

Ovovegetarianismo

Indivíduo que come mais carnes, porém mantém ovos em sua alimentação.

Vegetarianismo

Não come nenhum produto de origem animal.

Vegano

Pessoa que não utiliza nenhum tipo de produto/insumo de origem animal ou que tenha sido testado em animais.

Se você está considerando reduzir o consumo de produtos de origem animal no dia a dia, o site Forks Over Knives traz algumas dicas para ajudar na transição. Confira a seguir.

Cereais e grãos integrais

Foto: iStock
Foto: iStock

Ao contrário do arroz refinado, por exemplo, o arroz integral deve ser cozido com mais água e leva mais tempo para ficar macio. O mesmo acontece com outros ingredientes integrais. Vale a pena se acostumar com esses tempos e ter um pouco mais de paciência na hora de preparar as refeições.

Refogue!

Foto: iStock
Foto: iStock

Uma vantagem de cozinhar apenas com legumes e cereais e grãos previamente cozidos é que você pode usar bem menos óleo ao preparar uma receita – desde que você tenha uma boa frigideira antiaderente, claro. De qualquer forma, usar um fio de azeite ao refogar ingredientes de origem vegetal pode ser interessante, para adicionar um pouco de sabor ao prato.

Faça um creme

Foto: iStock
Foto: iStock

Por dispensar o uso de creme de leite, muita gente acredita que é muito difícil preparar receitas vegetarianas e veganas cremosas – o que é um erro. Para fazer um purê de batatas vegano, por exemplo, basta cozinhar as batatas e processá-las, ainda quentes, com azeite. No caso de frutas, elas podem ser cortadas em pedaços, congeladas e batidas. Também é possível usar cremes veganos para conseguir bons resultados.

(*) Da redação da Menu