Com o botijão de gás de 13 kg custando até R$ 150 em alguns lugares do Brasil (algumas distribuidoras inclusive permitem parcelar o gás em 10 vezes no cartão de crédito), saber economizar o insumo é uma boa maneira de garantir um dinheirinho a mais no bolso no fim do mês. A seguir, você confere 5 dicas do consultor financeiro Ricardo Natali para fazer o botijão de gás durar mais tempo.

+Pães e massas e vão ficar mais caros por causa da guerra na Ucrânia
+Invasão da Ucrânia pode encarecer alimentos em até 20%, alerta FAO

Panela pequena, boca pequena

Isso faz com que você não use mais gás que o necessário para aquecer e cozinhar os alimentos. Dependendo do preparo, mantenha a panela fechada – isso ajuda a manter o calor dentro da pena e acelera o cozimento das receitas.

Papel-alumínio

Assim como no caso das panelas, assadeiras cobertas com papel-alumínio aceleram o cozimento dos ingredientes. Isso porque a cobertura de metal funciona como uma tampa para as assadeiras.

Macarrão com a panela desligada

Deixe a água ferver, adicione sal e assim que ela ferver novamente, adicione o macarrão. Misture bem, apague o fogo e tampe a panela. Conte o tempo necessário para o cozimento e pronto.

Feijão

Deixe o feijão de molho em água fria da noite para o dia, assim o ingrediente cozinha mais rápido (especialmente na panela de pressão).

Receitas miúdas

Procure receitas que levam legumes e outros ingredientes cortados em cubos pequenos. Quanto menores os ingredientes, mais rapidamente eles cozinham.

(*) Por Pedro Marques, editor da Menu