• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Anuncie
Revista Menu
MenuMenu
FECHAR
  • Home
  • Receitas
  • Últimas
  • Comidas
  • Bebidas e Drinks
  • Menu Testa
  • Siga-nos:Facebook
Notícias07/04/2022

Confira 5 dicas para você cozinhar como um verdadeiro chef

Confira 5 dicas para você cozinhar como um verdadeiro chef de cozinha (Foto: iStock)

Confira 5 dicas para você cozinhar como um verdadeiro chef de cozinha (Foto: iStock)

Pedro Marques
Texto por:Pedro Marques07/04/22 - 13h06min

Ao contrário do que muita gente pensa, cozinhar não tem a ver só com arte e talento – técnica e aprendizado constante são essenciais para transformar uma receita em uma obra-prima. Os cozinheiros profissionais desenvolvem essas habilidades com treinamento e muita prática no dia a dia.

+Aprender a cozinhar faz bem para a saúde mental, diz estudo
+Veja 5 erros na cozinha que você deve parar de fazer imediatamente
+Sextou! Conheça truques que os bares usam para você beber mais

E quem adora preparar pratos diferentes, mas não tem tempo para praticar as técnicas, pode pelo menos aprender mais sobre sabores, texturas e alguns truques usados pelos profissionais. Pensar como um chef com certeza vai deixar suas receitas mais gostosas e bonitas. Se você não sabe por onde começar, selecionamos algumas dicas. Veja a seguir.

Cozinhar é ciência

Antes de transformar comida em arte, é preciso descobrir o que acontece na cozinha. No dia a dia, sabemos, por receitas e pela experiência de outros cozinheiros, sobre combinações de sabores e como preparar carne na panela de pressão. Mas você sabe como essa panela funciona? Quando você entende o que está por trás da "mágica", pode aproveitar esse conhecimento em várias outras criações. E tem muita coisa para aprender.

Combine sabores

Chefs procuram saber como o paladar processa os cinco sabores essenciais – salgado, doce, azedo, amargo e umami – não só para combinar os ingredientes, mas também para surpreender. Sabia que uma pitada de sal pode deixar uma sobremesa mais gostosa? Ou que sabores ácidos funcionam com amargos? Essa é uma dica valiosa para abrir seu leque de combinações.

Estude os alimentos

Como diz o ditado: "Conhecimento é saber que tomate é uma fruta. Sabedoria é não colocá-lo em uma salada de frutas." E, para alcançar essa sabedoria, só estudando e experimentando. Foi assim que nossos ancestrais aprenderam a grelhar carne, cozinhar arroz e feijão e por aí vai. Isso ajuda a pensar em substituições de ingredientes, também. Não tem açúcar? Use mel. Basta imaginar os sabores do ingrediente original e trocar por outros que sejam semelhantes.

Mude as receitas

Uma das maiores lendas da gastronomia é aquela que diz que um bom cozinheiro cozinha sem precisar de receitas. A verdade é que um chef já cozinhou tanto na vida que decourou tudo. Mas se você apresentar uma coisa nova, ele vai ter que olhar a receita, sim, pelo menos para saber os ingredientes e ter uma ideia do que deve fazer. Isso também deve acontecer com você ao longo do tempo e, assim que dominar o preparo de um prato, pode ser uma boa hora para trocar temperos, ingredientes e deixar a receita com sua cara.

Relaxe

Não tente fazer tudo perfeito– ainda mais se você nunca fez a receita. Se não ficar tão bonita ou tão gostosa, tudo bem, da próxima vez você acerta. E se ficar intragável, peça uma pizza.

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
1001 dicas de cozinha