da redação da Menu

Com quatro episódios, o especial “Expedição Amazônia” traz o churrasqueiro e youtuber José Almiro, do canal Churrasqueadas, e Johnny Hoffmann, um dos maiores pescadores profissionais do Brasil, explorando o preparo na brasa de peixes amazônicos, como o pirarucu e o tucunaré.

+Saiba como escolher a frigideira ideal para a sua cozinha
+Aprenda a escolher os tomates para fazer um molho perfeito
+Confira 3 dicas fáceis para o pão ficar fresquinho por mais tempo
+Confira mais dicas de cozinha no site da Menu

Almiro, porém, lembra que praticamente qualquer peixe pode ser preparado na churrasqueira, desde grandes exemplares, como o pintado, até um peixinho, como a sardinha. Para prepará-los, ele ensina a seguir seis dicas, que também podem ser conferidas no vídeo abaixo.

Dicas
1) Os peixes possuem características distintas, mas a maioria tem a carne bem delicada, e deve ser feita de maneira que ao virá-lo não se desmanche. Existem grelhas específicas para prender o peixe e virá-lo manualmente, evitando quebrá-lo.
2) Na churrasqueira, opte por peixes mais gordos, já que na grelha o peixe desidrata.
3) Pode usar os mesmos temperos que utilizaria para fazer no forno: azeite, pimenta-do-reino, sal, limão e ervas.
4) Coloque o peixe no braseiro médio, 40 cm da brasa ou mais. Um calor muito intenso pode queimar por fora e não assar por dentro.
5) O peixe não deve ser embrulhado em papel-alumínio, caso contrário não pegará o delicioso sabor de churrasco.
6) O tempo na churrasqueira depende do tamanho do peixe (inteiro ou filé), mas, em geral, peixe é uma carne que assa rápido.