Consumida em diversos países, a sopa é um dos pratos que mais possui variantes dependendo de sua cultura e ingredientes originais. O guia internacional TasteAtlas reuniu as 100 melhores receitas do mundo – o ranking é classificado com base no voto popular. Veja abaixo as três melhores combinações e a participação brasileira na lista.

1. Vori-Vori

Sopa paraguaia encorpada, é normalmente recheada com carne bovina ou de frango, bolinhos feitos de fubá e queijo – conhecidos como dumplings – e vegetais, como: cenouras, cebolas e aipo. O prato é temperado com folhas de louro, cravo e salsinha, assim como o açafrão que adiciona uma cor dourada a ela.

É tradicionalmente consumida no inverno, apesar de aparecer raramente em restaurantes no verão – chefs recomendam servi-la quente, finalizada com salsinha e acompanhada com queijo parmesão. A sopa ganha destaque por ser rica em nutrientes e por possuir modificações em seu preparo de acordo com o gosto pessoal do consumidor, como a adição de tiras de frango grelhadas.

Sopa paraguaia Vori-Vori (Foto: Reprodução/Vive Latinoamérica)

2. Lámen Yokohama 

A sopa de origem japonesa, também é conhecida como ramen Iekei – seu nome é decorrente de uma das maiores cidades do país, Yokohama, e surgiu em 1974. O prato foi criado por um ex-motorista de caminhão chamado Sr. Yoshimura, que abriu sua própria loja de lámen nos anos 1970. 

São necessários para o preparo: macarrão para lámen, porco, alga, alho poró, espinafre, alho e temperos. A sopa consiste principalmente na junção entre a massa e o creme – mistura de tonkotsu cremoso (caldo de carne de porco) e molho de soja (shoyu). Além disso, são acrescentadas tiras de carne de porco, alga picada e espinafre. Em alguns locais também são adicionados: alho picado, gergelim, vegetais em conserva e pimenta-do-reino. 

Sopa japonesa Lamen Yokohama (Foto:Pixabay)

3. Soto Betawi

O prato é tradicionalmente da Indonésia e consiste em uma sopa de carne bovina encorpada. São necessários para o preparo: carne bovina, leite de coco, capim-limão, cúrcuma, galanga, folhas de limão kefir, coentro e tomate.

Os pedaços de carne são fervidos lentamente em um caldo de leite de coco – geralmente pré temperado com capim-limão, açafrão, galanga, folhas do limão kefir e coentro. A mistura é normalmente acompanhada de tomates, cebolinhas, molho de soja doce (shoyu) e biscoitos Emping – típicos do país. Além de ser servida com uma porção de arroz cozido no vapor e picles em conserva.

Os locais da capital acreditam que sua origem tenha sido na comunidade Betawi, em Jakarta. Ela é vendida em vários pontos da cidade e pode ser encontrada em carrinhos na rua, restaurantes ou de vendedores ambulantes.

Sopa da Indonésia, Soto Betawi (Foto: Freepik)

A menção brasileira: Tacacá

O prato tradicional do norte do Brasil, especificamente do Pará e Amazonas, fez uma aparição na lista internacional, em 22º lugar, e por esta razão ganhou uma menção honrosa. A sopa é feita com grandes camarões salgados, tucupi, folhas de chicória, pimenta-de-cheiro, polvilho azedo e jambu. O tradicional tucupi é extraído da mandioca brava, fervido e depois fermentado para que haja a eliminação do cianeto presente em sua forma crua, resultando em um molho amarelo e ácido.

A mistura é conhecida por sua forma de consumo diferenciada, já que normalmente as pessoas bebem direto da tigela, sem a necessidade de uma colher. A receita geralmente não possui medidas fixas, variando em números pela escolha de quem produz.

Sopa tradicional brasileira Tacacá (Foto: Reprodução/Governo do Pará)