• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Anuncie
Revista Menu
MenuMenu
FECHAR
  • Home
  • Receitas
  • Últimas
  • Comidas
  • Bebidas e Drinks
  • Menu Testa
  • Siga-nos:Facebook
Vinhos13/06/2022

Confira dicas para acertar na hora de harmonizar queijos e vinhos

Confira dicas para acertar na hora de harmonizar queijos e vinhos (Foto: iStock)

Confira dicas para acertar na hora de harmonizar queijos e vinhos (Foto: iStock)

Pedro Marques
Texto por:Pedro Marques13/06/22 - 16h00min - Atualizado em 13/06/22 - 16h00min

Queijos e vinhos são sinônimos do inverno. Mas conseguir um casamento perfetio entre os dois ícones dos dias frios não é tão simples quanto parece. Claro, você pode comprar um bom vinho e queijos variados e ser bem feliz com a combinação.

+Aposte no vinho da casa: Rótulos de restaurantes para desfrutar
+Queijo e vinho tinto ajudam a manter o cérebro saudável, diz estudo

Para quem quer se aprofundar na brincadeira, porém, vale prestar atenção em algumas dicas. A primeira sugestão é escolher queijos de diferentes sabores e texturas.

De acordo com Bruno Cabral, da loja Mestre-Queijeiro, para quem está começando, vale apostar em cinco queijos, de famílias e tempo de maturação diferentes. “Também é interessante mesclar queijos elaborados com o leite de vaca, de cabra e de ovelha”, acrescenta Cabral.

Alguns exemplos são um meia cura mineiro, um de casca com mofo branco (no estilo do brie ou do camembert), o curado (que é o estilo do pecorino ou parmesão), os temperados e o de mofo azul (no estilo do roquefort francês).

Definidos os queijos, o próximo passo é descobrir com quais vinhos eles mais combinam. E é aqui que cai por terra uma grande lenda sobre as harmonizações de queijos e vinhos: em 99% dos casos, o vinho tinto não combina.

“Taninos e queijos são inimigos mortais”, afirma Mario Telles Júnior, diretor da Associação Brasileira de Sommelier – São Paulo. Ou, nas palavras de um dos maiores nomes do Brasil no assunto, o sommelier Manuel Beato: “Queijo e vinho é uma atividade prazerosa, que pode pedir grandes brancos, mas jamais grandes tintos.”

O tanino, que traz aquela certa adstringência na boca, tende a brigar com a gordura do queijo e com o toque salgado. Conforme a combinação, deixa um toque metálico no paladar.

Se o tinto for inevitável, uma saída é ir para aqueles com poucos taninos e boa acidez, como um pinot noir, um italiano nero de troia, entre outros. Os tintos só tendem a funcionar em queijos duros, de notas gustativas mais pronunciadas. Um queijo no estilo parmesão pode até casar com um amarone italiano, apostando que o salgado do queijo combine com a sensação de doçura do tinto.

Os brancos e sua acidez particular costumam ser os melhores pares neste casamento. A escolha do estilo da bebida varia conforme a receita do queijo.

Aqueles frescos tendem a combinar com brancos leves, refrescantes e de boa acidez – como o clássico sauvignon blanc com queijo de cabra. Os espumantes também casam bem, pela sua acidez e as borbulhas, que amenizam a gordura e o toque salgado do queijo.

Naqueles um pouco mais frutados, como os queijos semimoles, brancos aromáticos tendem a combinar, como um gewurztraminer ou um riesling. Nos queijos azuis, a proposta é partir para os chamados vinhos de sobremesa e os fortificados, no qual a doçura da bebida contrasta com o salgado da receita.

Com as regras na mesa, o convite é aproveitar a chegada do frio, mas sem esquecer que o encontro de amigos em torno desta dupla, como diz Mario Telles, “é também uma atividade social e não uma completa harmonização”.

(*) Reportagem adaptada de original escrito por Suzana Barelli, publicado na edição 197 da Menu

Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
como montar tábua de queijos e frios