da redação da Menu

A procura por alimentos orgânicos disparou no Brasil no ano passado. Segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), a busca por esses produtos cresceu 50% no primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019 (a associação ainda não divulgou os números consolidados do segundo semestre).

Uma das explicação, de acordo com pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), é que, por causa da pandemia, as pessoas passaram a cozinhar mais em casa e estão dando preferência a alimentos mais saudáveis.

Apesar de, até o momento, não ser possível precisar o crescimento do mercado de orgânicos no País, as empresas do setor registraram números que confirmam a tendência.

A Raízs, plataforma online que conecta o consumidor interessado em orgânicos a pequenos produtores de todo o Brasil, por exemplo, fechou 2020 com 27 mil clientes cadastrados, aumento de 250% em relação a 2019.

E, para incentivar o consumo de alimentos sem adição de agrotóxicos, a Raízs lançou recentemente um livro com receitas práticas para o dia a dia, como a receita de escondidinho de mandioca com carne-seca, que você confere a seguir.

O ideal, claro, é usar ingredientes orgânicos, mas a receita também pode ser preparada com produtos convencionais.

Escondidinho de mandioca com carne-seca

por Izabela Dolabela, para a Raízs

Ingredientes
Carne-seca
– 800 g de carne-seca
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 2 tomates picados
– 2 cebolas picadas
– 4 dentes de alho picados
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– Quanto baste de água

Purê de mandioca
– 1 kg de mandioca descascada
– 1 xícara (chá) de leite
– 100 g de manteiga
– Sal a gosto.

Para servir
– 1 xícara (chá) de queijo de coalho (ou outro de sua preferência)
– Cheiro-verde picado, a gosto

Preparo
Carne-seca
1) Corte a carne-seca em cubos, lave bem sob água corrente e coloque os cubos em uma tigela.
2) Cubra os pedaços de carne com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 12 horas. Troque a água duas vezes enquanto dessalga.
3) Descarte a água e coloque a carne para cozinhar na panela de pressão. Cubra com água até completar metade do volume, tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
4) Desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos.
5) Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, adicione a manteiga, junte a cebola, o alho, o tomate e deixe dourar. Adicione a carne desfiada, tempere com sal e pimenta e refogue para absorver os sabores. Reserve.

Purê de mandioca
1) Corte a mandioca em fatias grandes e coloque na panela de pressão. Cubra com água e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.
2) Escorra a água da mandioca e transfira os pedaços para uma panela. Descarte a fibra central e, com um amassador de legumes ou um garfo, amasse os pedaços ainda quentes dentro da própria panela.
3) Adicione o leite e leve a panela ao fogo baixo. Mexa bem com uma espátula até formar um purê bem cremoso. Tempere com sal e coloque a manteiga, misturando bem.

Para servir
1) Coloque a carne-seca refogada em uma travessa e cubra com o purê de mandioca e, por último, coloque o queijo ralado.
2) Leve ao forno alto por cerca de 20 minutos ou até o queijo derreter e dourar.
3) Retire do forno, decore com o cheiro-verde e sirva imediatamente.

Rendimento: 8 porções
Preparo: 1h30 (+12 horas de geladeira)
Execução: moderada