É provável que sua despensa e geladeira estejam cheias de legumes frescos e enlatados e carnes que podem estar chegando bem perto do prazo de validade. O que fazer?

Algumas pessoas simplesmente jogam comida vencida fora, mas outras pensam em formas de estender a validade dos alimentos, para evitar o desperdício. E o freezer pode ser o primeiro lugar que vem à mente para guardar alimentos quase vencidos, como mostra o site Daily Meal.

+Mais praticidade: 6 lugares para pedir comida saudável e congelada
+15 comidas congeladas para sempre ter no freezer e facilitar a vida
+Dez coisas que você está fazendo errado com comida congelada
+Queijo também pode ser congelado; saiba quais guardar no freezer

Armazenar alimentos no freezer evita ou retarda o crescimento de bactérias e fungos, segundo o site. Porém, para que a técnica funcione, o aparelho deve estar funcionando impecavelmente, de modo que mantenha a temperatura abaixo de zero. O frio intenso reduz a velocidade de deterioração dos alimentos, mas, assim que a comida for descongelada, o crescimento de bactérias voltará a ocorrer.

Dessa forma, vale usar o freezer como uma ajudinha extra para estender a validade de determinadas comidas ou produtos, porém lembrando que nada é para sempre: o tempo de armazenamento varia de acordo com o tipo de alimento.

Carne pode durar até um ano no congelador

De acordo com o USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – os alimentos geralmente são seguros para consumo após a data de validade. No entanto, congelar a carne pode prolongar sua vida útil por vários meses.
Carnes enlatadas abertas, como presunto, podem ser mantidas no freezer por até dois meses. Carne processada, como fatias de frios, salsichas e cachorros-quentes, também duram cerca de dois meses no freezer. Carnes frescas cruas, como carne bovina e suína, são perecíveis após alguns dias, mas armazená-las no freezer prolonga sua vida útil de cerca de três meses a um ano, dependendo do tipo de corte.

Aves inteiras duram cerca de dois dias na geladeira, mas, se congeladas no freezer, chega a durar até um ano, enquanto pedaços de aves e ou carne de aves moída duram cerca de nove e três meses, respectivamente. Os peixes geralmente devem ser armazenados no freezer por três a 12 meses. Se seus ovos estão prestes a expirar, o USDA não recomenda congelá-los. Frutas e legumes, por outro lado, podem ser colocados no freezer por até um ano.

Na dúvida, melhor congelar o alimento antes de vencer e anotar as datas na embalagem, para não deixar aquele pedaço de carne eternamente perdido dentro do freezer.