Os ovos são uma fonte de proteínas leve, barata e fácil de fazer. Mas, para aqueles que optaram por uma dieta vegetariana estrita, vegana, ou simplesmente quer reduzir a oferta de proteínas animais no cardápio, há alimentos de origem vegetal que são ainda mais proteicos que um simples ovo, além de deliciosos, como mostra o site NDTV Food.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), um ovo contém 6 gramas de proteína, enquanto 100 gramas de ovos têm 13 gramas de proteína. Abaixo, conheça 5 alimentos vegetais que têm mais proteínas que um ovo, confira:

1. Soja

Leite de soja é uma das opções para substituir o leite de vaca. Foto: Reprodução/iStock

A soja em grãos não é muito consumida pelos brasileiros, que preferem o feijão. Porém, essa leguminosa é riquíssima em proteínas e pode ser uma aliada da dieta vegetariana. De acordo com o USDA, 100 gramas de soja contém 36 gramas de proteína, o que pode ser um bom substituto para os ovos. Não é necessário comer a soja cozida como feijão, uma boa opção é o tofu, que pode ser preparado de várias formas diferentes. Outra alternativa é a proteína texturizada de soja, que pode ser usada para substituir a carne moída em diversos pratos.

+Receitas na air fryer: aprenda a fazer o tofu à parmegiana que faz sucesso no TikTok

2. Grão-de-bico

Grão-de-bico fica uma delícia com especiarias. Foto: Divulgação

Outro grão maravilhoso, e rico em proteínas, é o grão-de-bico, que fica uma delícia ensopado, assado, gratinado e como patê, no famoso homus. Cada 100 gramas de grão-de-bico cozido contém cerca de 19 gramas de proteína. Um show!

+Aprenda receita de grão de bico salteado com alho-poró e alecrim

3. Farinha de trigo sarraceno

Macarrão de trigo sarraceno
Macarrão de trigo sarraceno. Foto: Pixabay

Pouco comum no Brasil, a farinha de trigo sarraceno – naturalmente livre de glúten, apesar do nome – é outra fonte proteica vegetal. Este superalimento pode ser facilmente incorporado à dieta quando usado para fazer panquecas, bolos e até engrossar molhos e caldos. Também existem opções muito saborosas de massas e macarrões feitos com esse ingrediente. Segundo o USDA, 100 gramas de farinha de trigo sarraceno contêm 13,2 gramas de proteína.

4. Sementes de chia

As sementes de chia são minúsculas, pretinhas, e formam uma espécie de gel quando misturadas com água ou outro líquido. Queridinha do mundo fitness, a chia também apresenta um bom teor de proteínas, além de fornecer outros nutrientes importantes, como ômega-3 e antioxidantes, que ajudam a preservar a saúde cardiovascular. Segundo o USDA, 100 gramas de chia contêm incríveis 17 gramas de proteína. Pudim de chia no café da manhã, que tal?

+Mais do que um grão saudável, a chia esbanja versatilidade na cozinha

5. Quinoa

Quinoa
Quinoa é muito versátil na cozinha. Foto: Sheila Oliveira/ Empório Gastronômico

Outro alimento queridinho do mundo fitnesse, a quinoa é considerada uma proteína completa, porque contém nove aminoácidos essenciais. Esse grão saudável, cuja cor varia do bem claro, cor de creme, até o preto, oferece 16 gramas de proteína em 100 gramas. A quinoa pode ser consumida cozida como arroz, como parte integrante de saladas, etc.

+Aprenda uma seleção de receitas com quinoa