Seja você um expert da cozinha ou cozinheiro iniciante, todo mundo sempre precisa de uma alimentação saudável. Que, nem por isso, precisa ser chata ou repetitiva, mas sim incluir uma grande variedade de alimentos. Algumas mudanças simples na cozinha podem ajudá-lo a melhorar o perfil nutricional de qualquer refeição. Pensando nisso, o site Firstpost elencou algumas técnicas que podem transformar os pratos em opções que fazem bem à saúde. Veja mais abaixo:

Cozimento no vapor

Cozinhar alimentos no vapor é uma das técnicas mais saudáveis para quem busca uma alimentação leve e balanceada, pois o vapor não destrói nutrientes presentes no alimento. A dica aqui é usar uma panela com uma vaporeira em cima, ou seja, na parte de baixo vai a água fervente e, sobre ela, como se fosse um cesto, vai outro acessório em que serão colocados os alimentos. Essa técnica é muito interessante principalmente para cozinhar legumes, como brócolis, vagems, abobrinha e cenouras.

Prefira os grãos integrais

Certamente, você já ouviu este conselho de alguém: prefira os grãos integrais, como arroz, sempre que possível. Esse tipo de alimento preserva as fibras, vitamina B, magnésio, zinco e outros nutrientes, que ajudam o organismo a funcionar melhor.

Use ervas frescas

Ervas frescas, como cheiro-verde, manjericão e alecrim, trazem perfume e sabor para os alimentos, mas não é só isso: são ricas em nutrientes! Adicioná-las aos preparos só agrega, por isso não tenha medo e se arrisque a usar várias ervinhas tanto durante a cocção como para finalizar os pratos.

Aproveite o forno

Preparar comidas, como carnes e peixes, na frigideira sempre parece mais rápido e prático, mas assá-los no forno pode ser bem mais saudável. Isso ocorre porque não é necessário adicionar tanta gordura para fazer a comida, um fio de azeite é suficiente para fazer peixes incríveis, por exemplo. Adicione ervas frescas e secas e especiarias para transformar o prato em algo ainda mais especial e nutritivo.

Cozinhar na água

Já ouviu falar em ovo pochê? É aquele cozido em água. Da mesma forma que os ovos ficam leves e delicados quando feitos dessa forma, outros alimentos também se beneficiam com essa técnica culinária. Cozinhar os alimentos assim são bons para a saúde porque a temperatura de cocção é menor do que, por exemplo, na fervura, o que ajuda a manter alguns dos nutrientes que se perderiam, como algumas vitaminas. Esse método é bastante indicado para preparos delicados com ovos e peixes, principalmente o salmão.