Tchauzinho, 2022! Com a virada do ano chegando, vêm as reflexões. Nessa linha, o site australiano Good Food definiu uma lista com 5 tendências gastronômicas que bombaram em 2022 e que deveriam ser deixadas no ano velho, mesmo. Por outro lado, também apontou 5 tendências que deveriam brilhar mais em 2023. Quais as suas apostas.

5 comidas que deveriam ficar em 2022

Tábuas de manteiga

Sim, a gente já falou delas por aqui, as famigeradas tábuas de manteiga. Bonitas de se ver, mas não necessariamente apetitosas. Aparentemente, a trend foi mais sucesso na Austrália do que aqui, mas com certeza fez a alegria dos cozinheiros de TikTok. Basicamente, consiste em uma tábua recoberta com muita manteiga e salpicada de itens para comer junto, de flores comestíveis a ervas e pedacinhos de bacon.

Flores comestíveis

Por falar em flores, as pequenas e delicadas florzinhas fazem o visual de muitos pratos mais bonito e até mais atraente. Mas, segundo a equipe do Good Food, essa tendência já deu o que tinha que dar.

Biscoitos Lotus Biscoff

Estes biscoitinhos belgas são desconhecidos no Brasil, mas marcaram presença constante nos cafés australianos, a ponto de alguém gritar: já deu! Fininhos, crocantes e com sabor de especiarias, gengibre e caramelo, os biscoitos apareceram na decoração de cupcakes e sobremesas nos cafés daquele país. Parecem gostosos, mas podem ficar em 2022.

@suga.bite No Bake Lotus Biscoff Cheesecake – who wants some ? 🌛 #lotusbiscoffcheesecake#fypage ♬ Little Things – Adrian Berenguer

Mesa de nachos

O popular salgadinho de milho Doritos também pode ser chamado de nacho. Crocantes, são ótimos para servir com molhos, patês e pastinhas, como a guacamole. Foi aí que alguém decidiu criar uma mesa inteiramente recoberta de Doritos e acompanhamentos, e virou modinha no TikTok e nas redes sociais.

@ollie_hc Nacho Table night 🤤 #nachos #nachotable #nachotablenight #friends #dinnerideas #mexicanfood #partyideas ♬ Celebrate the Good Times – Mason

Ingredientes carésimos

Na Austrália, no Brasil e no mundo inteiro, a crise econômica é uma realidade. Mesmo assim, muita gente se empolgou após o fim de dois longos anos de pandemia e se jogou em restaurantes e comidas caras (quem podia, claro). Na Austrália, bombaram coisas como caviar, trufas, lagosta, wagyu, vinhos franceses… Ao ponto de virar cafona.

@dzaslavsky all the Danielle snacks on Xmas brunch #daniellemademedoit ♬ kodak catching paper planes by vatolocz – vatolocz !

5 comidas que devem florescer em 2023

Sabores coreanos

Essa tendência vem se firmando cada vez mais por aqui também, com comidas fermentadas, kimchi, churrasco coreano e toda sorte de temperos vindos da Coréia. Lá na Austrália a febre coreana também chegou e deve crescer ainda mais no novo ano, com comidas picantes, perfumadas e muito saborosas.

@chefhelena BIBIMBAP #bibimbap #koreanfood #arrozcoreano #comidacoreana ♬ La dolce vita (In via Veneto) – Remastered 2017 – Carlo Savina

Negroni sbagliato

Ah, o que dizer do negroni, um drink clássico italiano que veio para ficar, e há muito tempo (ao menos por aqui). Na Austrália, e nas redes sociais, vem crescendo a tendência de servir o tradicional negroni na versão sbagliato, ou seja, com vermute e Campari, mas prosecco no lugar do gim. Parece bom, hein?

@jujimakesdrinks ♬ Aceitas um negroni sbagliato – HBO Max Brasil

Bolo de mel russo

Um bolo em camadas fin[issimas, recheado com creme de mel, está fazendo sucesso na Austrália e deve se manter na trend em 2023. Por lá, são vendidos em confeitarias e também em carrinhos nas ruas, como a gente faz com a tapioca aqui. A tendência ainda não chegou ao Brasil, mas parece boa (com um cafezinho deve ficar incrível).

@keegsandthings Medovik also known as Russian Honey Cake is out of this world! #medovikcake #medovik #honeycake #russiancake #melbournecityaustralia #melbournefoodie ♬ telepatía – Kali Uchis

Vitello tonnato

Mais um clássico italiano entra na lista de trends para o ano novo: o vitelo tonnato. Um prato antigão, feito de vitela e creme de atum com alcaparras e limão, é o novo queridinho dos restaurantes australianos. Claro que já tem chef recriando a receita e transformando o ícone italiano até em hambúrguer, mas vale experimentar.

@cucinoperpassioneVITELLO TONNATO perfetto in queste calde giornate estive ingredienti e dosi nei commenti♬ suono originale – Cucino per Passione di Barbara

Molho XO feito em casa

Você pode se perguntar: molho XO? O que é isso? Embora praticamente desconhecido por aqui, o molho picante, feito a partir de frutos do mar, originado em Hong Kong, está conquistando os australianos. E, segundo o site Good Food, muitos colegas de lá estão se arriscando a fazer o molhinho em casa para apimentar suas receitas. Acho que demora para chegar por aqui, mas quem sabe? Temos o ano inteiro para descobrir.

@chifan_parisXO sauce♬ original sound – chifan_paris