A culinária japonesa é apreciada no mundo todo. E, no Brasil, conquistou um espaço especial no coração dos consumidores, especialmente pela influência da imigração nipônica no país. Seja para apreciar, ou preparar em casa, conheça a lista de 6 ingredientes fundamentais para fazer vários pratos japoneses, segundo o site MSN:

+Onda de ‘terrorismo do sushi’ revolta consumidores no Japão
+Aprenda a fazer sushi e sashimi de pargo
+Veja como preparar um saboroso shoyu lámen

Peixe fresco

Salmão
Salmão cru é ingrediente fundamental para fazer sushis e sashimis. Foto: Pexels

A cozinha japonesa usa muito peixe, principalmente cru e fresquíssimo, para o preparo de pratos típicos, como sushi e sashimi. O salmão é o queridinho dos amantes da culinária nipônica no Brasil, mas vale experimentar outros cortes, como de atum, peixe pargo e até crustáceos, como o camarão.

Arroz

Arroz japonês gohan
Arroz japonês é servido em muitos pratos da cozinha japonesa. Foto: Pexels

Esse cereal é outro alimento que não pode faltar nunca na cozinha do Japão. Vários pratos, como sushi, incluem arroz cozido e temperado, mas um simples arroz puro, chamado de gohan, também faz bonito para compor outras delícias, como carnes empanadas, carê (curry), bolinhos fritos como o gyoza e muito mais.

Algas

Alga nori
Alga nori é muito apreciada no Japão. Foto: Pexels

Sim, aquela folha pretinha que envolve os sushis é a alga nori, muito popular na culinária japonesa. Além dela, usam-se também outras variedades de algas, como a wakame, própria para dar sabor a caldos e sopas. A nori sequinha e crocante é tão gostosa que pode ser consumida até como petisco.

Shoyu ou molho de soja

Shoyu
Os melhores molhos de soja são os de fermentação natural. Foto: Pexels

Não dá para pensar em cozinha japonesa sem lembrar do molho de soja, o shoyu, escuro e salgadinho, par perfeito de sushis e sashimis. Hoje em dia, dá para encontrar uma grande variedade de shoyu nos mercados brasileiros, mas os melhores ainda são os feitos apenas com soja e de fermentação natural, sem aditivos ou corantes.

Molho teriyaki

Molho teriyaki
Molho teriyaki é mais adocicado e grosso que o shoyu. Foto: Pexels

Além do shoyu, outro molho favorito na cozinha japonesa é o teriyaki, mais viscoso e adocicado, parecido com uma calda escura. Fica ótimo para servir com variedades de sushis e também com pratos quentes, como as milanesas japonesas à base de carne, porco ou frango.

Wasabi

Wasabi
Wasabi é um tempero forte que combina com sushi e sashimi. Foto: Pexels

A pastinha verde de wasabi, ou raiz forte, é um hit na cozinha do Japão. Além de trazer um sabor profundo e bem picante, a pastinha verde é tempero fundamental para acompanhar sushis e sashimis. Dá para comprar pronta no mercado, já que a raiz fresca é difícil de achar por aqui.