Cozinhar em casa ainda é uma forma de economizar, ainda mais com o preço dos alimentos nas alturas. Mesmo assim, dá para evitar jogar dinheiro fora com alguns truques simples, como mostra o site Irish Mirror. Veja só:

+Veja 5 dicas essenciais para quem está aprendendo a cozinhar
+Confira 3 dicas fáceis para o pão ficar fresquinho por mais tempo
+Veja 15 dicas de profissionais para cozinhar melhor
+Confira 5 dicas de organização para facilitar a vida na cozinha
+Faca de pão também pode ser afiada; aprenda a recuperar o item
+Chef ensina truque para conservar cebolas por até 6 meses

Deixe o macarrão de molho

Embora macarrão cozinhe em poucos minutos, dá para adiantar ainda mais o processo deixando a massa de molho antes de levá-la à fervura. Basta mergulhar o macarrão em água fria e deixar de molho por 90 minutos. Esse tempo de imersão permite que ele absorva a água sem ativar o amido. Depois disso, leve a água para ferver e coloque o macarrão por apenas 1 a 2 minutos, e a massa estará perfeitamente cozida, economizando gás.

Desligue o forno

Estudos mostram que os fornos tendem a ser a forma de cozinhar menos eficiente em termos de energia, mas para aqueles que os usam como método e aparelho principal, existem maneiras de cortar custos. Para maximizar o uso de gás, utilize o calor residual desligando o forno cinco minutos antes de finalizar o prato.

Usou o forno? Aproveite ao máximo

Como vimos, usar o forno gasta bastante gás, mas se você precisar fazer um assado, otimize o aparelho e ocupe o máximo possível de sua capacidade, usando as prateleiras internas. Ao assar frango, por exemplo, dá para adicionar outra assadeira com legumes, para adiantar algum processo, ou assar biscoitos salgados para o lanche.

Congele as ervas frescas

Ervas frescas em geral estragam rápido e costumam ser vendidas em grande quantidade. Para evitar perder dinheiro, lave-as bem, higienize-as, corte-as e congele suas ervas em formas de gelo. Algumas funcionam muito bem com esse processo, como salsão, salsinha, cebolinha, alho-poró, etc. Acrescente um pouquinho de água (ou óleo) para congelar as ervas picadas nas forminhas. Depois, é só usar diretamente na receita, para enriquecer molhos, sopas, caldos.

Armazene bem as batatas

Se não forem armazenadas adequadamente, as batatas começam a brotar e a ficar verdes, o que não é bom para a saúde. Por isso, uma maneira inteligente de armazenar as batatas é colocá-las em local seco e escuro, junto com maçãs. Esse procedimento simples evita que as batatas brotem e estraguem rápido.

Congele sanduíches

Evite o desperdício de recheios de pães e sanduíches preparando e congelando sanduíches prontos com antecedência. Evite usar ingredientes frescos, como rodelas de tomate e de folhas de alface, mas abuse de recheios cremosos e suculentos. Assim fica fácil fazer uma refeição rápida quando bater aquela fominha.

Cozinhe mais e congele metade

Cozinhar em grande quantidade é uma das maneiras mais eficazes de manter os custos baixos na cozinha. Por exemplo, cozinhe 1 quilo de feijão de uma vez e separe porções menores para congelar. O mesmo vale para molhos de tomate, carnes refogadas, lasanha, estrogonofe, escondidinho e outras comidas que vale a pena preparar em maior quantidade para ter sempre no freezer.