Viver na era das mídias sociais não dá sossego para os amantes da comida. Agora, a modinha mais recente é a chamada “culinária caótica”, ou “chaos cooking”, que faz uma fusão entre vários tipos de comida, porém de uma forma aparentemente organizada, apesar do mix bagunçado de vários sabores e temperos.

Segundo reportagem do Daily Meal, a culinária caótica pode ser definida como uma “mistura de cozinhas globais”, parecida com o que um dia foi a cozinha fusion, mas sem os apelos da alta gastronomia. Basicamente, trata-se de combinar ingredientes ou preparos que normalmente não casariam em um prato. A trend viralizou no TikTok e a hashtag #chaoscooking tem mais de 151 milhões de visualizações.

A moda pegou tanto que até restaurantes e empresas de alimentos estão entrando na tendência. Para especialistas, a culinária caótica faz parte de uma trend maior em que os consumidores buscam “expandir seus paladares com pratos globais exclusivos”, que a Associação Nacional de Restaurantes, dos Estados Unidos, chama de “turismo de sabores”.

Alguns restaurantes norte-americanos já estão apostando na novidade. O Chauhan Ale & Masala House, de Nashville, por exemplo, oferece Nachos Keema Papadi, de inspiração indiana, e o Delirama tem tacos de pastrami em seu menu em Berkeley, Califórnia. Misturar tacos mexicanos com pastrami pode não parecer uma boa ideia num primeiro momento, mas, para a culinária caótica, é.

No TikTok, a pizzaria Boogey and Peel, de Washington DC, postou recentemente o vídeo de um funcionário mostrando a sua “Harambe Loved Big Macs”, uma pizza coberta com ingredientes do Big Mac, incluindo carne, queijo, cebola e picles. E no ano passado, a rede de restaurantes TGI Friday’s lançou um prato chamado “Tandoori Chicken Skewers FRIjitas”, que combina pratos indianos e tex-mex.

E no dia a dia, como funciona a culinária caótica?

Quem quer experimentar a culinária caótica pode começar por misturar estilos de cozinha favoritos, tentando criar um prato novo. Por exemplo: que tal servir o macarrão com molho picante de curry, bem indiano, em vez das almôndegas de sempre? Ou cobrir fatias de bom pão tostado com sashimi?

Outras sugestões que podem ficar gostosas, segundo o Daily Meal, são sanduíches de churrasco complementados com batatas fritas dentro do pão, ou asinhas de frango servidas com calda de caramelo.

Além de incrementar a cozinha, aparentemente a culinária caótica pode ser boa também para a saúde mental, de acordo com o The Washington Post. O jornal descreve esse estilo de cozinha como uma saída que “subverte abertamente as regras tradicionais de como cozinhar, de uma forma divertida e inteligente”.

Se a onda da culinária caótica vai pegar por aqui, não sabemos, mas certamente os cozinheiros ousados vão amar.