17/11/2022 - 19:16
Imagine fazer uma reserva num restaurante exclusivo, numa ilha privada, com um chef super badalado. Essa é a premissa do filme “O Menu”, que tem previsão de estreia para este mês, no Brasil.
Poderia ser mais um filme bacana sobre o mundo da alta gastronomia, não fosse por um detalhe: coisas sinistras começam a acontecer durante a visita do casal de protagonistas, estrelado por Anya Taylor-Joy e Nicholas Hoult, ao premiado restaurante Hawthorne, comandado pelo temperamental e genial chef Slowik, interpretado por Ralph Fiennes.
Servindo como uma homenagem e uma paródia da cultura gastronômica, o filme, co-escrito por Will Tracy e seu ex-co-roteirista Seth Reiss, e dirigido por Mark Mylod, o filme é uma mistura de comédia e terror.
De acordo com o site Tasting Table, a história do longa foi inspirada num menu degustação de alta gastronomia – como, por exemplo, os dos ganhadores do 50 Best, e cada parte do filme representa um prato diferente, com o nível de tensão aumentando cada vez mais.
Experiência real
A inspiração veio de uma experiência real que Tracy viveu. Para começar, de fato existe um restaurante gourmet tão exclusivo quanto o do filme, instalado em uma ilha particular que precisa até de barco para chegar. Esse lugar é o Cornelius Sjømatrestaurant (Cornelius Restaurante de Frutos do Mar, em português), que Tracy visitou quando estava em lua-de-mel na Noruega, há vários anos.
De acordo com o Tasting Table, Tracy contou que, na ocasião, ele estava se sentando à mesa para aguardar seu menu degustação especialíssimo, de 5 horas, quando viu o barco que os levou até lá se afastando do local. Imediatamente ele começou a entrar em pânico.
“Eu entrei em pânico. Pensei, e se algo der errado? Estávamos colocando nossas vidas nas mãos deles, certo? Mas e se alguém tiver um problema cardíaco? Estamos a quilômetros do continente”, disse ele.
Felizmente, para Tracy, que se descreve como “um foodie insuportável”, sua refeição no Cornelius transcorreu normalmente, ao contrário do destino que aguarda os personagens de seu filme.
Enquanto o verdadeiro Cornelius se orgulha de seu menu “meteorológico”, do fiorde à mesa, “inspirado no clima do dia e na beleza crua dos fiordes da Noruega”, a experiência gastronômica de “O Menu” é bem mais sinistra que isso. A conferir. Assista abaixo ao trailer oficial do filme: