31/10/2025 - 10:00
O sofrito é uma receita típica da Espanha usada para dar sabor a pratos como massas e arrozes. Apesar de proveniente do país ibérico, o refogado que consiste em tomates, cebola, pimentões, pimentas e outros condimentos é popular também na América do Sul e no Caribe, tendo sido trazido ao continente por colonizadores europeus em meados do século XVI. Em terras tupiniquins, a chef Helena Rizzo adere ao preparo em seu arroz com lula feito em casa, cuja receita está descrita abaixo.
Durante bate-papo no Mesa SP — evento que acontece no Memorial da América Latina entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro —, a chef e jurada do “MasterChef Brasil” compartilhou o preparo que faz para a família. O prato leva frutos do mar e a assinatura da cozinheira que morou por anos na Espanha.
A lista de ingredientes pode variar: a receita foi ditada por Helena Rizzo em meio ao evento, ao ser questionada sobre um preparo que gostaria de compartilhar com os presentes. “É um almoço simples, porque eu não faço caldo, eu faço um bom sofrito — que é uma base da cozinha espanhola. É um refogado. Uma coisa muito característica dessa cozinha [espanhola] é que é tudo mais ‘queimadinho’, mais ‘tostadinho’, e por isso é uma cozinha tão saborosa”, diz a chef.
Aprenda a receita a seguir.
Receita de arroz com sofrito espanhol da chef Helena Rizzo

Ingredientes
- Azeite de oliva em quantidade generosa
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho
- 1/2 pimentão vermelho picado
- Pimenta de cheiro ou dedo-de-moça (opcional)
- 300 g de lula em anéis
- 1 tomate ralado (com sementes e polpa, sem casca)
- Sal
- Páprica
- Arroz agulhinha (1/2 copo por pessoa)
- Água quente q.b. ou caldo, se tiver
- Pimenta
- Salsinha e cebolinha
- Toque de limão
Modo de preparo
- Em uma panela, aqueça o azeite e adicione a cebola e o alho até dourar;
- Quando a cebola pegar cor, adicione o pimentão e, se desejar, as pimentas;
- Deixe a mistura tostar e acrescente os anéis de lula;
- Quando os frutos do mar estiverem dourados, adicione o tomate ralado sem casca e refogue até que a água evapore;
- Adicione mais azeite e deixe a lula confitar em fogo baixo por 20 minutos, usando o método “pinga e frita”: vá adicionando pequenas quantidades de água à panela à medida que ela secar;
- Tempere com sal e páprica a gosto e acrescente a quantidade desejada de arroz agulhinha, deixando os grãos refogarem. Então, adicione água quente até cobrir o arroz e tampe a panela. Deixe secar;
- Finalize com cheiro verde e um toque de limão;
- A dica da chef é guardar os tentáculos da lula para fritar.
 
 