Em um restaurante, toda a equipe tem sua importância. Os cozinheiros preparam a comida, os gerentes decidem o que vai entrar no cardápio e, nos bastidores, os proprietários controlam tudo o que está acontecendo. Mas são os garçons que funcionam como uma espécie de cartão de visita do estabelecimento.

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É trabalho deles informar aos clientes quais são as promoções do dia, anotar os pedidos e garantir que eles sejam entregues corretamente. Tendo de lidar constantemente com a clientela, eles também precisam sempre se mostrar simpáticos, atenciosos e educados. Mesmo quando não estão com vontade de serem amistosos.

Para não demonstrar o mau humor ou preocupações pessoais, os garçons recorrem a algumas “mentirinhas” que você provavelmente já deve ter ouvido quando visitou um restaurante. E algumas das mais usadas pelos atendentes foram reveladas pelo site Eat This, Not That, como você confere a seguir.

Estou ótimo!

“Estou bem, sim”, “estou ótimo!”, “tudo bem também, obrigado” etc. A maioria dos garçons admitiu já ter dado essa resposta aos clientes – sempre com um sorriso no rosto – ainda que estivessem passando por um dia nada bom.

Erro da cozinha

Muitos garçons contaram que costumam colocar a culpa de seus próprios erros nos cozinheiros. Por exemplo, se o garçom esqueceu de deixar um pedido na cozinha, ele diz ao cliente que o prato está demorando porque o cozinheiro se enganou e vai começar a preparar o pedido correto.

Tenho uma mesa excelente!

Os garçons entrevistados afirmaram que sempre dizem aos clientes que vão colocá-los numa das melhores mesas da casa, mas geralmente é a única mesa disponível.

Gorjeta

Ainda que o cliente tenha sido rude ou mal-educado, os garçons contaram que sempre agradecem educadamente a presença. O motivo? A gorjeta.

O que você indica?

Normalmente, os garçons não provaram tudo que está no menu e provavelmente vão sugerir os pratos mais caros e que podem render gorjetas mais gordas. “Para ser honesto, só conheço os pratos que consigo devorar em 15 segundos. Não faço ideia do gosto das receitas”, afirmou um entrevistado. “Mas, se a comida é cara, deduzo que é melhor opção do cardápio”, acrescentou.

(*) Da redação da Menu